Economia Titulo
CPI da zona do euro tem queda anual de 0,1% em setembro
Por
30/09/2015 | 06:21
Compartilhar notícia


O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,1% em setembro ante igual mês do ano passado, após mostrar ganho anual de 0,1% em agosto, segundo números preliminares divulgados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. A prévia de setembro veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam estabilidade do indicador.

A queda do CPI foi a primeira desde que o Banco Central Europeu (BCE) iniciou seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês), em março. Pelo QE, o BCE tem o objetivo de comprar mensalmente até 60 bilhões de euros em ativos - compostos, principalmente, por bônus soberanos - até setembro de 2016. O BCE tem meta anual de inflação ligeiramente abaixo de 2,0%.

O núcleo do CPI do bloco, que exclui os preços de energia, alimentos e álcool, registrou acréscimo anual de 0,9% em setembro, repetindo o resultado de agosto, informou a Eurostat. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;