Economia Titulo
Banco Central da Índia corta juro básico em 0,50 ponto, a 6,75%
29/09/2015 | 04:59
Compartilhar notícia


O Banco Central da Índia anunciou hoje um corte de juros maior do que o esperado, em meio à avaliação de que a inflação doméstica vai permanecer baixa.

O BC indiano decidiu reduzir sua taxa básica de juros, a de acordo de recompra, em 0,5 ponto porcentual, a 6,75%. Com isso, o RBI, como é conhecida a instituição pela sigla em inglês, já reduziu a taxa em um total de 1,25 ponto porcentual desde o começo do ano.

Pesquisa do Wall Street Journal apontou que 11 de 13 economistas previam um corte de juros menor, de 0,25 ponto porcentual. Oito deles também esperam que o RBI faça nova redução de 0,25 ponto ainda neste ano fiscal, que termina em março do próximo ano.

Em comunicado para justificar o quarto corte no juro indiano este ano, o presidente do RBI, Raghuram Rajan, comentou que a inflação do país atingiu mínima em nove meses em agosto e que, apesar de questões climáticas, as pressões inflacionárias dos alimentos vêm sendo contidas pela política de gestão de oferta do governo.

"Desde nossa última revisão, a maior parte das condições para mais acomodação (monetária) foi cumprida", disse Rajan no comunicado. Ele também ressaltou que a atividade econômica subjacente continua fraca. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;