Setecidades Titulo
Faculdades caem no ranking da OAB-SP; presidente pede revisão
Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
20/05/2005 | 07:59
Compartilhar notícia


As duas faculdades do Grande ABC que historicamente mais aprovam recém-formados no concurso da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) perderam posições no ranking do último exame concluído, o 125, realizado em janeiro e fevereiro deste ano, com relação à classificação divulgada em 2004. A Faculdade de Direito de São Bernardo caiu da 6ª colocação para a 13ª no Estado, com 66,77% de aprovados. O Imes (Centro Universitário Municipal de São Caetano) passou do 23º para o 30º lugar, aproveitamento de 57,14%. A UniABC, com índice de 52,78%, ficou em 44º; e a Uniban (Universidade Bandeirantes), 38,04% de aprovados, em 91º. Pela primeira vez, a PUC-SP ultrapassou a USP (Universidade de São Paulo) e assumiu a liderança.

Depois da divulgação dos dados, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D‘Urso, solicitou à Fundação Carlos Chagas revisão do ranking. A OAB vai avaliar a inclusão de universidades de outros Estados e número mínimo de inscritos para evitar distorções.

O diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo, professor Luiz Antonio Mattos Pimenta Araújo, não demonstrou desânimo com a queda na classificação. “Na colocação, realmente caímos. Mas o percentual de aprovados da faculdade passou de 53,96% para 66,77%, ou seja, mais alunos ingressaram na OAB. Outras universidades, no entanto, melhoraram mais ainda. O que é bom para todos nós”, disse Pimenta Araújo.

O Estado de São Paulo tem cerca de 180 faculdades de Direito. O exame da OAB-SP leva em conta as universidades cursadas por bacharéis que residem no Estado. Esse ranking é referente ao exame 125. Na primeira fase do concurso 126, realizado no último dia 1º, apenas 12,2% dos formandos foram aprovados. O presidente da OAB-SP, Flávio Borges D’urso, justifica a exigência do exame com a baixa qualidade de ensino no Brasil. “O exame tem como meta identificar o bacharel com conhecimentos mínimos para atuar como advogado.”

Para o coordenador do exame da OAB no Grande ABC, Uriel Carlos Aleixo, a qualidade de ensino das faculdades de elite ou públicas é “incomparavelmente superior” à dos cursos da região. “Quem tem condições financeiras vai procurar a PUC. Mas essa ampliação da distância entre as líderes e as faculdades do ABC pode ser revertida.”

O coordenador do curso de Direito do Imes, de São Caetano, professor José Maria Trepat Cases, afirmou que pretende identificar o motivo da queda da faculdade de 23º para 30º no ranking da OAB. “A cada ano, há uma variação de turma para turma”, argumentou. As faculdades Uniban e UniABC foram procuradas pela reportagem, mas não comentaram as posições que ocupam no ranking da OAB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;