Setecidades Titulo Saúde
Paciente aguarda retirada de tumor

Moradora de Santo André deveria ter sido operada no Hospital Mário Covas em agosto

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A cuidadora de idosos Edna Britto, 63 anos, aguarda a remarcação de cirurgia para a retirada de tumor no ouvido direito no Hospital Estadual Mário Covas desde o segundo semestre do ano passado. A moradora de Santo André deveria ter passado pelo procedimento no dia 15 de agosto, no entanto, teve a operação cancelada para priorizar o atendimento de paciente com quadro mais grave que o dela.

Edna alega não ter sido informada pelo hospital a respeito dos motivos do cancelamento de sua cirurgia e que segue aguardando o reagendamento da operação. “A única informação que recebi, no dia em que seria operada e descobri que foi cancelada, foi que era fim de ano e, por isso, eu deveria aguardar o começo de 2015.”

Edna comenta que a cirurgia é a esperança de retomada de suas atividades sociais. “Minha vida mudou completamente desde que descobri esse câncer, em 2012. Não saio mais de casa por vergonha do cheiro ruim de pus que fica no ouvido. Eu gostava de frequentar festas”, diz. Outro agravante, de acordo com ela, é que o ouvido com tumor começou a doer há cerca de 15 dias. “Tenho medo de piorar meu quadro e sofrer com isso”, lamenta.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Saúde destacou que “a cirurgia que a paciente precisa é eletiva, ou seja, não urgente”. De acordo com o Hospital Estadual Mário Covas, o procedimento, que estava marcado para o dia 15 de agosto, foi reagendado porque pacientes graves e que corriam risco de vida foram priorizados. A nota afirma ainda que Edna foi comunicada, via telefone e com antecedência, sobre o motivo do reagendamento. A cuidadora de idosos, entretanto, contesta a informação e destaca que não recebeu nenhuma ligação da unidade de Saúde.

O Estado informou também que duas novas consultas pré-operatórias para definir a data da cirurgia foram marcadas, nos dias 2 e 12 de setembro, mas a paciente teria faltado em ambas. Edna alega que não foi avisada sobre a consulta e, por isso, não compareceu. A paciente apresentou ao Diário seu cartão de controle de exames e consultas e o último procedimento realizado foi no dia 3 de outubro, às 7h30, um retorno com o médico otorrinolaringologista.

A nota destaca ainda que “de qualquer maneira, como a paciente demonstra interesse na realização da cirurgia agora, o hospital agendou para terça-feira (dia 24) nova consulta pré-operatória e espera que desta vez a paciente compareça.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;