Setecidades Titulo Pesquisa
Remada marca lançamento da Expedição Billings amanhã, às 10h

Dan Robson começa a percorrer pontos da represa a partir do dia 30

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
21/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Será lançado amanhã, a partir das 10h, o projeto Expedição Billings, idealizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e que pretende realizar diagnóstico ambiental da qualidade da água do reservatório. No encontro, que será realizado na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo (Rua Portugal, 891, Riacho Grande), será feita remada simbólica com canoa havaiana, caiaque e stand up paddlescom alunos da Equipe Makani e da USCS e a participação de Dan Robson com o caiaque que utilizará no projeto.

A expedição começará mesmo no dia 30, quando o ecoesportista Dan Robson inicia sua rota por diversos pontos da Represa Billings. Dan percorrerá trajeto de 450 quilômetros, divididos em 35 dias, com locais e percurso estabelecidos pela equipe técnica comandada pela bióloga da USCS especialista em recursos hídricos Marta Ângela Marcondes. Os demais profissionais envolvidos são das áreas ambiental, jurídica e de comunicação social.

Em entrevista ao Diário em fevereiro, a bióloga destacou que serão analisados desde PH, temperatura, quantidade de oxigênio dissolvido na água e níveis de amônia, cloreto e fosfato durante o projeto. A meta é concluir o estudo até junho, de forma a comparar com pesquisas já feitas anteriormente e informar a população sobre as condições reais e atuais do manancial, que é visto como uma das principais alternativas para a crise hídrica pelo governo do Estado. Ontem, o Sistema Rio Grande, da Billings, operava com 97,8% da capacidade.

DIVULGAÇÃO

Após a coleta e análise das amostras, relatórios semanais serão disponibilizados no hotsite feito para o projeto (www.uscs.edu.br/sites/projetobillings) e no site da universidade (www.uscs.edu.br). A partir dos resultados, o grupo pretende promover seminários nos municípios, na intenção de que a sociedade civil possa participar da busca de soluções para os problemas encontrados.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;