Cultura & Lazer Titulo
Mostra na região enfoca a saúde
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
16/09/2001 | 17:22
Compartilhar notícia


  Lançamento regional de livro e mostra de fotografias são as atrações desta segunda-feira na Fundação Pró-Memória, em São Caetano, com entrada franca. Elas integram o evento A História da Imprensa no Brasil, que tem apoio do Diário, e que terá uma série de atividades em diversos espaços de cinco cidades do Grande ABC (só não participam Diadema e Ribeirão Pires) até o fim do mês de outubro.

O jornalista Aureliano Biancarelli, 51 anos, apresenta Cirurgia em Campo Aberto (Brasiliense, 184 págs., R$ 23,40), um livro-reportagem sobre o tema saúde e que teve como fonte de pesquisa a cidade de São Paulo. A exposição, em cartaz até o dia 28, acompanha o tema do volume e reúne imagens produzidas por 11 repórteres fotográficos.

Ao longo de três semanas, entre julho e agosto de 2000, Biancarelli percorreu diversos locais da capital em busca de histórias e personagens. Um deles, por exemplo, é uma menina de 2 anos que comia colchões (é isso mesmo!). O jornalista percorreu vários bairros da periferia paulistana.

“Pensei em escrever sobre dados estatísticos ou política de saúde, porém, os assuntos pouco me atraiam. Queria contar histórias. Então a idéia foi ir para a rua e descobrir como as pessoas vivem as questões ligadas ao tema: médicos, pacientes, benzedeiras, entre outras”, disse o autor, que soma quase três décadas de jornalismo. Esse é o primeiro livro de Biancarelli.

A partir da obra, os repórteres fotográficos elaboraram as imagens ou selecionaram fotos compatíveis ao tema. Marlene Bergamo, João Bittar e Juca Varella são alguns dos que expõem, e a curadoria é de Eder Chiodetto. Na mostra, as chapas figuram acompanhadas de fragmentos de textos pinçados do livro.

No período de exposição, Cirurgia em Campo Aberto, que integra a coleção São Paulo Século XXI, fica à venda na Fundação Pró-Memória a R$ 20. Nesta segunda, a partir das 15h, o autor autografa os exemplares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;