Economia Titulo
Região ganha consórcio específico para casamento
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
30/05/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Não disponibilizar de recursos financeiros já não é empecilho para quem deseja se casar. Amanhã, o Polo de Noivas do Grande ABC (entidade que reúne 90 empresas que prestam serviço para o casório) vai lançar o primeiro consórcio específico de casamento.

Para se ter uma ideia do público que o novo ‘financiamento' vai atender, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2007, na região são realizados 20 mil casamentos oficiais por ano e uma média de 55 casamentos por dia.

O consórcio, desenvolvido pela Conshop (empresa especializada instalada em Santo André) criou plano específico para casamento - opção para quem planeja casar sem peso no bolso.

Inicialmente, Edésio Mandelli, presidente do Polo, informa que haverá cartas de crédito de R$ 20 mil a R$ 60 mil, pagos entre 24 e 36 meses. Porém, o casal que desejar mais recursos, pode comprar mais de uma carta.

O consórcio funciona da mesma forma de quando é utilizado para comprar imóvel ou carro. "A pessoa adquire a carta e vai pagando as prestações. Durante o período, ela pode ser sorteada e receber o valor total em dinheiro, ou pode dar lances. Ou seja, o casal que oferecer a maior quantia, retira o montante naquele mês", explica Mandelli.

Uma vez contemplados, os noivos receberão incentivos para consumir os produtos e serviços oferecidos pelo Polo de Noivas. "Vale lembrar que, se o casal for sorteado e não quiser retirar o dinheiro naquele momento, o recurso ficará aplicado até a data em que os noivos queiram resgatá-lo", conta o presidente do grupo.

Para comemorar o lançamento no mercado, a Conshop não cobrará a taxa de adesão, que pode variar de 1% a 2% do valor da carta.

O lançamento do consórcio ocorrerá amanhã, às 19h, na sede do Consórcio Conshop (Praça Engenheiro Roldão dos Santos Ferreira, 167, Paraíso, em Santo André.)

Polo reúne empresas especializadas no setor
Com o apoio e a participação efetiva do escritório regional do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), o Polo de Noivas é uma entidade que reúne 90 empresas, de 17 setores diferentes da região, especializadas em serviços prestados para casamentos (tais como locação de salões de festas, decoração, lembranças, transporte, música, corais, bandas, convites, dia da noiva, confeitaria, alianças, foto e vídeo, trajes, turismo e listas de presente).

A ideia do local é concentrar os serviços e assim reduzir, em média, 40% o tempo de planejamento do casamento, comenta o presidente do grupo Edésio Mandelli.

"Desde o início acompanhamos a criação do grupo a fim de ajudá-los na gestão dos negócios. Além disso, através de algumas ferramentas, propusemos a qualificação desses empresários, com cursos de profissionalização e orientação. Hoje eles já possuem estatuto e estão formalizados como empresa jurídica, atuando efetivamente nesse mercado tão grandioso", observa Josephina Irene Cardelli, gerente regional do Sebrae-SP.

O Polo de Noivas se prepara para participar da Mostra Cultural e Feira de Noivas e Debutantes do Grande ABC, que ocorre entre os dias 24 e 27 de junho no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo. O grupo contará com estande de 60 metros quadrados para exposição institucional de seus produtos e serviços e realização de negócios.

O grupo tem, atualmente, sede no Shopping Casa Total, no km 17,5 da Via Anchieta, em São Bernardo, uma das vias de acesso às lojas de móveis do município, e há planos para a montagem de um show room no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;