Internacional Titulo
Árabes protestam contra guerra no Iraque
Por Da AFP
10/04/2004 | 16:27
Compartilhar notícia


Milhares de palestinos, sírios e egípcios protestaram nestes últimos dias para manifestar sua indignação com as operações militares no Iraque.

O movimento islamita palestino Hamas pediu aos países árabes e islâmicos, assim como à comunidade internacional, que intervenha imediatamente para "deter os massacres terroristas" contra o povo iraquiano.

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa, foi a única voz oficial que se revoltou na quinta-feira, ao afirmar que "o que ocorreu é inaceitável", e uma reunião da entidade já foi convocada para o domingo, com o objetivo de discutir a situação no país vizinho.

A imprensa árabe começou a adotar neste sábado um tom veemente face aos Estados Unidos e comparava os combates no Iraque com as intervenções de Israel nos territórios palestinos. Alguns jornais do Golfo também compararam a situação em Fallujah, cidade cercada pelas tropas americanas, com a sangrenta operação israelense em Jenin, em abril de 2002.

Muitas emissoras de TV criticaram ainda a neutralidade dos governos árabes diante da ofensiva destinada a reprimir a rebelião na cidade sunita de Fallujah.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;