Setecidades Titulo
São Caetano terá cemitério vertical
Por Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
07/05/2005 | 14:13
Compartilhar notícia


Cemitério vertical municipal com crematório deverá ser construído em São Caetano nos próximos meses. Embora o projeto esteja em fase inicial, o empresário Pepe Altstut, de Santos, mostrou-se interessado em desenvolver o empreendimento. Altstut é o criador do Memorial de Santos, o maior cemitério vertical do mundo, com 14 andares, e do Pet Memorial de São Bernardo, próximo à rodovia dos Imigrantes. São Bernardo também já abriga um cemitério vertical particular, na avenida Lauro Gomes.

Segundo o secretário de Planejamento, Ramis Sayar, a idéia inicial é construir o prédio, que também abrigará crematório, no cemitério da Estrada das Lágrimas, no local onde hoje está situado o velório e o IML (Instituto Médico-Legal). Embora o projeto ainda seja embrionário, Sayar garante que há grandes possibilidades de ser consolidado ainda neste ano. "A cidade precisa de soluções como essa. Não há mais espaço", argumenta.

Em Santos, o Memorial é considerado referência no ramo. Além disso, a empresa investe cerca de R$ 80 mil mensais em atletismo, ciclismo, boxe, entre outras modalidades esportivas, o que também interessa a Prefeitura de São Caetano, famosa pelo investimento em novos atletas.

"Fizemos uma reunião no última dia 26 e ficou acertado que o empresário faria estudos para definir a possibilidade de implantação do cemitério", disse Sayar. O secretário não soube informar o valor de investimento, mas disse estar otimista quanto à decisão do empresário.

A chegada do empreendimento na cidade coincide com a proposta de mudanças na administração das funerárias. No ano passado, o então prefeito Luiz Tortorello – que morreu em dezembro – criou o Secom (Serviços Comunitários Municipais) para conseguir padronização no atendimento funerário.

O novo diretor-superintendente da pasta, Maurílio Teixeira, anunciou no mês passado a intenção de unificar as empresas do setor, sob o argumento de que há funerárias demais em São Caetano, e reestruturar o recém-criado departamento.

Entre outras atribuições, o Secom administrará velórios municipais, os três cemitérios da cidade – das Lágrimas, Santa Paula e Cerâmica – e implementará o SVO (Serviço de Verificação de Óbito).

A proposta que deve provocar mais barulho entre proprietários das 14 funerárias é a que unifica as empresas. A proposta do superintendente é criar uma sociedade anônima e transferir os funcionários e serviços para um único galpão. A fiscalização ficaria a cargo do Secom. O diretor-superintendente afirma que procurará os donos das funerárias nesta semana para debater o assunto.

Mapeamento – Por enquanto, a Diretoria de Serviços Comunitários Municipais conta apenas com o diretor-superintendente. Funcionários da Diretoria de Urbanismo, Obras, Habitação e Meio Ambiente atuam no cadastramento dos funcionários e mapeamento detalhado dos três cemitérios da cidade. A previsão de conclusão do levantamento é de 30 dias.

A intenção do mapeamento é reformar os três cemitérios, tornando os serviços informatizados e instalando painéis com a localização de cada sepultura. Além disso, a vigilância passará a ser permanente. Serão colocadas câmeras e os funcionários das necrópoles terão de trabalhar uniformizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;