Memória Titulo Memória
Três imagens do Natal

O MENSAGEIRO DA PAZ. Pintura de Mirtes Maria Frota Ávila...

Por Ademir Medici
25/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


1 – O MENSAGEIRO DA PAZ. Pintura de Mirtes Maria Frota Ávila, artista plástica natural de Piracicaba mas radicada em Santo André. Seu trabalho ilustrou a primeira página do Diário do Grande ABC no Natal de 1984, uma tradição do jornal: prestigiar os artistas locais na data maior da Cristandade.

DIZIA MIRTES ÁVILA:

A obra tem como tema central o nascimento.

Busquei retratar meu credo no potencial humano de espiritualidade impondo-se sobre o cotidiano na fria selva de concreto urbano.

O azul do céu repetido na pomba simboliza a expectativa de ampliação do espaço puro sobre a massa compacta da sustentação da vida.

2 – PAPAI NOEL. Foto da capa do suplemento de Natal do Diário no mesmo ano de 1984, com chamada na Primeira Página. Todo o suplemento buscou mostrar o Natal de personagens reais da região, numa síntese do que ocorre no resto do País.

O personagem escolhido, Paulo Roberto de Souza, era nosso colega de jornal. Um laboratorista de 18 anos, um ano de casa, bondoso e simpático, carinhosamente chamado de Paulão, que galgou posições e chegou a repórter-fotográfico. Uma carreira interrompida há um ano, num dezembro como este, com a sua precoce partida quando atuava na imprensa dos Metalúrgicos do ABC.

3 – A MENSAGEM DO BISPO. Pela primeira vez Memória recebe um cartão de Feliz Natal assinado por um bispo, o que muito nos honra. Dom Nelson Westrupp, bispo diocesano do Grande ABC, escreve:

Um sentimento de alegria divina invade todo o nosso ser. O Pai faz-nos participantes da plenitude da sua alegria, enviando-nos o Filho concebido pelo poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria, para que a nossa alegria seja completa.

Celebremos a alegria do Pai, contemplando o rosto do Filho, que se fez visível e se revelou no Menino de Belém.

Festejar o Natal é pôr no centro da casa e da família “um Menino deitado numa manjedoura”. O encontro pessoal com ele seja nosso melhor presente de Natal. Maria e José nos ensinem acolher com amor o Filho de Deus.

Um Natal santo e feliz. O novo ano seja portador de paz, saúde e serenidade.

Um grande abraço amigo e uma especial bênção.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 25 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5707

Manchete – Bomba explode na Itália, mata 17 e fere outros 100

Comércio – Vendas surpreendem no domingo; produtos sobem mais de 200%.

Editorial – No Dia de Natal, aos homens de boa vontade

Em 25 de dezembro de...

1904 – Constituída a Associação Cristã Verdade e Luz, mantenedora da revista do mesmo nome, cuja mensagem era a de propagar o cristianismo científico.

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: “Os aliados continuam, com vantagem, a repelir os ataques do inimigo em toda linha.”

1944 – As festas na Matriz de Mauá, com Missa do Galo, comunhão geral dos fiéis, “beijamento” da imagem do Menino Jesus e exposição do presépio. A cidade festejava a Imaculada Conceição, numa festa que prosseguiria até 7 de janeiro.

- Tragédia em São Caetano: filho mata o pai a navalhadas durante festa de batizado em casa da Rua Baraldi, a poucas metros da Matriz Nova.

Hoje

- Natal do Senhor

Santos do dia

- Anastácia

- Jacó de Tódi

- Mártires de Nicomédia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;