Cultura & Lazer Titulo
Lanterna verde brilha como nunca
Por Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
29/09/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa uma nova fase da DC Comics no Brasil. Como prometido há alguns meses, a Panini - responsável pela distribuição dos trabalhos da editora norte-americana por aqui - traz uma nova leva de produções e revistas inéditas. E o Grande ABC tem sua parcela de participação nessa reformulação graças à Dimensão DC: Lanterna Verde 1 (Panini, 100 págs., R$ 6,90), nova série mensal dedicada a um dos maiores heróis dos quadrinhos. A publicação traz em seus primeiros números a aguardada saga A Guerra dos Anéis, desenhada por Ivan Reis, de São Bernardo. Ele foi o responsável por renovar a história do gladiador esmeralda após um período de ostracismo.

"Esse é o trabalho mais importante da minha carreira. Foi com ele que ganhei reconhecimento e um prêmio no ano passado", explica Ivan. Ele foi escolhido como melhor desenhista de 2007 pela edição norte-americana da revista Wizard, que realiza uma das votações mais respeitadas do mundo. Apesar de chegar agora no País, a história foi lançada nos Estados Unidos no ano passado.

Em A Guerra dos Anéis, Sinestro, ex-membro da Tropa dos Lanternas Verdes, decide montar seu próprio grupo de aliados sinistros para combater diretamente seus antigos companheiros.

Com a ajuda de uma misteriosa entidade e cercado pelo medo, emoção que rege sua nova fase e que dá poder a seus anéis amarelos, o vilão promete agitar ainda mais o universo DC. Para isso, ele terá a ajuda de alguns vilões conhecidos dos fãs das HQs, como Superciborgue e Parallax, e de outros alienígenas que irão formar a temida Tropa Sinestro.

Quando foi lançado há cerca de um ano nos Estados Unidos, a saga não era tida como o principal produto da DC Comics, que tinha sua atenção voltada para as reviravoltas da série de crises que ainda movimenta a editora. Mas o projeto de Ivan, que trabalhou junto com o roteirista Geoff Johns, um dos destaques da nova geração, acabou se tornando sucesso de crítica e de público.

"Quando saiu, não teve tanta divulgação e atenção logo de cara. Mas ela atingiu o hype graças ao boca-a-boca do público. Acabou tendo mais destaque que as principais histórias da editora", lembra o desenhista.

A repercussão foi tão grande que agora ganhou uma revista aqui no Brasil. Toda a emoção de A Guerra dos Anéis irá ocupar as páginas da revista Dimensão DC por cinco edições.

O evento é tido apenas como mais um episódio em uma grande trama que envolve a atual trajetória do Lanterna Verde.

"O projeto é uma trilogia dentro de uma história contínua do Lanterna. A primeira etapa foi o retorno do personagem à uma edição mensal. Agora temos essa saga. Mas, na verdade, ela só prepara o terreno para o que ainda está por vir", revela Ivan.

Ele pouco pode falar sobre o projeto que deve começar a ser lançado no mercado norte-americano no meio do ano que vem. Mas adianta que "haverá uma grande guerra e uma salada de cores". (Supervisão de Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;