Política Titulo Instituto
Urna volta a reforçar DGABC Pesquisas

Assim como no 1º turno, instituto acerta percentual de vantagem de Aécio Neves na região

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
28/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Assim como no primeiro turno, o retrato da preferência do eleitorado da região revelado dois dias antes da eleição de domingo pela sondagem encomendada pelo Diário ao DGABC Pesquisas foi confirmado nas urnas das sete cidades. O levantamento mostrou que, apesar da derrota no Brasil, o presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, foi o preferido do Grande ABC, onde nasceu o PT, partido da presidente reeleita Dilma Rousseff.

Levando em conta os sete municípios, a sondagem mostrou Aécio com 56,2% das intenções de voto válido. Ele obteve 58,05% no domingo. Dilma tinha 43,8% de citações no DGABC Pesquisas e recebeu 41,95% dos sufrágios válidos. A margem de erro da pesquisa foi de 1,9 ponto percentual, portanto, o estudo antecipou os resultados, sendo cirúrgico em Santo André e São Caetano (confira quadro completo ao lado).

A confirmação consolida a credibilidade do DGABC Pesquisas, que fez sua segunda participação em eleição, sendo a primeira nacional, de acordo com o coordenador do Inpes (Instituto de Pesquisas) da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e consultor do DGABC Pesquisas, Leandro Prearo. “Aumenta a credibilidade no momento em que os institutos vinham sendo bastante contestados. Ficamos dentro do grupo dos que não erraram, ao lado do Ibope e do Datafolha. Somado ao acerto do primeiro turno, é importante para a construção do DGABC Pesquisas.”

Considerando o cenário particular de cada cidade, o levantamento só ficou fora da margem em Mauá, onde havia constatado vitória de Dilma, mas o tucano triunfou na disputa local. “Tinha ainda contingência de eleitores indecisos. Na minha visão, estavam indecisos porque foram de Marina (Silva, PSB) no primeiro turno e demoraram a se decidir. A má avaliação do governo do petista Donisete Braga também influenciou muito na derrota do PT”, comentou Prearo.

Em Rio Grande da Serra, apesar do resultado invertido, a pesquisa ficou dentro da margem de erro, lembrando que o diagnóstico dos municípios tinha limite de 5 pontos percentuais. Dilma tinha 47,6% na sondagem e obteve 50,62%, enquanto Aécio foi apontado com 52,4%, chegou a 49,38%.

São Bernardo é a cidade onde o PT nasceu e considerada emblemática, porém, concedeu vitória ao tucano no pleito. Aécio tinha 53,8% na pesquisa e conquistou 55,89% nas urnas. “Apesar de ter bolsões de pobreza, a cidade tem as classes A e B, que superam 50% da população. Como ocorreu em todo País, os escolarizados e de classes superiores, em sua maioria, optaram pelo PSDB”, constatou Prearo.

A larga vitória do tucano em São Caetano e Ribeirão Pires é explicada com a mesma teoria de São Bernardo pelo consultor do DGABC Pesquisas.

Santo André, chefiada pelo petista Carlos Grana, deu vitória a Aécio, que tinha 63,2% na pesquisa e atingiu 63,34%. “Essa vitória do PSDB em cidade com tradição petista pode ser explicada pela morte do prefeito Celso Daniel (em 2002). Desde então, a população não curou a ferida e tem mostrado desconfiança com a política, já que os resultados têm variado como montanha-russa”, avaliou Prearo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;