Economia Titulo Fábrica
Pirelli inicia produção de pneus radiais agrícolas em Santo André

Empresa desenvolve e fabrica item na unidade de Santo André; lançamento aconteceu no Show Rural Coopavel

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
09/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Pirelli montou, na fábrica de Santo André, sua primeira linha de montagem de produção de pneus radiais agrícolas no Brasil. O produto, que foi desenvolvido na unidade do Grande ABC, foi lançado ontem na feira Show Rural Coopavel, em Cascavel, Paraná - evento que teve início ontem e vai até sexta.

Parte do investimento global de US$ 400 milhões no País (o valor específico para a área agrícola não foi divulgado) no período de 2008 a 2011, a nova linha tem tecnologia que colabora para melhorar a transferência da potência da máquina para o solo, segundo o diretor da unidade de negócios caminhões e agro da Pirelli, Flávio Bettiol Júnior.

Os pneus radiais têm estrutura interna diferente dos convencionais. Enquanto esses últimos têm cintas têxteis cruzadas na diagonal, os primeiros têm disposição da carcaça no sentido do raio do produto, o que daria mais consistência e rigidez. "Com isso, aumenta o rendimento, permite o triplo de horas trabalhadas", afirma.

Bettiol Júnior explica ainda que a entrada no segmento tem como foco um setor ainda pouco explorado na área rural, o de tratores de alta potência (por exemplo, de 300 cavalos-vapor).

Estima-se que os radiais representem hoje apenas 2% a 3% dos equipamentos agrícolas, mas a perspectiva da companhia é de que, dentro de cinco anos, passem a responder por 10% a 15% do total.

"O percentual de mecanização do campo deve crescer muito e a tendência é de que o mercado de pneus radiais acompanhe esse ritmo", disse o diretor.

LIDERANÇA - A Pirelli é líder na área do agronegócio, com cerca de 30% de participação nas vendas no País, e a meta da companhia é ocupar percentual semelhante no segmento dos radiais para a área rural. A fabricante aposta também na expansão do segmento agrícola no Brasil, ao projetar aumento da demanda de 20%, no período de 2010 a 2013.

O plano de investimentos de US$ 400 milhões prevê ampliar a produção em 40% para a atividade e também para construção civil e mineração, com o objetivo de consolidar a liderança na América Latina.

CONTRATAÇÕES - A unidade fabril de Santo André vem contratando. A empresa não informou qual tem sido o volume de admissões mas, segundo o Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo, a fábrica conta hoje com cerca de 2.050 funcionários, dos quais aproximadamente 70 pessoas foram contratadas neste ano como temporários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;