Setecidades Titulo Saúde
Diadema repõe 82 dos 87 médicos que deixaram a rede municipal

Administração contrata 72 profissionais e
governo federal envia dez generalistas à cidade

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
02/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Os 87 médicos da rede municipal de Saúde de Diadema que pediram exoneração do sistema entre os meses de janeiro de 2013 a maio deste ano foram quase todos repostos pela Prefeitura. Segundo a administração, foram contratados 72 profissionais. Outros dez generalistas vieram por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal, para atender à população nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Por meio do programa da União, dois clínicos atuam no bairro Eldorado, dois no Jardim Ruyce, um no bairro Casa Grande, um na Vila Conceição, um no Jardim Canhema, um no Jardim Inamar, um no Jardim Nações e um no bairro Piraporinha. O primeiro profissional chegou em dezembro de 2013 e o décimo, em junho deste ano.

Para o secretário de Saúde do município, José Augusto da Silva Ramos, o pedido de exoneração dos clínicos não foi decorrente de problemas com a gestão. “Essa questão de saída é normal no sistema de Saúde. Aqui em São Paulo temos um mercado aberto; uma prefeitura aumenta (o salário), as pessoas correm para lá. Ninguém saiu porque houve algo estranho”, garantiu.

A cidade continua inscrita no Mais Médicos, com solicitação de 35 profissionais e, de acordo com Zé Augusto, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, comprometeu-se a atender à solicitação.

Em dezembro de 2012, a equipe médica era composta por 586 servidores, apresentando leve queda em maio de 2014, com 577 especialistas. O Executivo diademense ressalta que, com a vinda dos demais médicos solicitados pelo programa, o número tende a aumentar. Além disso, a Prefeitura mantém aberta a contratação de profissionais por meios próprios. Um deles será o concurso público que oferece 200 vagas e tem previsão de realização até setembro. “(A data) vai ficar a critério da Secretaria de Gestão, que está organizando também os concursos de outras secretarias”, comentou o líder da Pasta. De acordo com Zé Augusto, o prefeito Lauro Michels (PV) está concretizando a proposta de salário.

O secretário salienta que todos os esforços para melhorar as condições de atendimento na área estão sendo empreendidos e os resultados já despontam. “Quando assumimos, 62% da população dava nota zero à Saúde. Hoje as críticas diminuíram muito e estamos avançando. Nosso desejo é que as pessoas sejam felizes e, que em nosso processo, consigamos construir um serviço que responda às demandas. Que a população tenha confiança para que, juntos, melhoremos a Saúde do município.”

Secretaria projeta reforma de UBSs e titularidade de hospital

A Secretaria de Saúde de Diadema reformará todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. A previsão é que as obras comecem entre setembro e outubro. “Já estamos licitando”, falou o secretário José Augusto da Silva Ramos. A estimativa é que sejam empenhados, em cada uma, R$ 1 milhão, com recursos oriundos de parcerias e do Tesouro municipal.

A Pasta também possui projeto para reforma e aquisição de equipamentos do Hospital Municipal de Diadema, que atende pacientes de diversas cidades e é tido como referência para vítimas de acidentes no SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) . No entanto, a concretização dessas ações depende da liberação de recursos, o que, por sua vez, só é possível com a aquisição do imóvel, que pertence ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

De acordo com a Prefeitura, a administração está buscando junto ao Ministério da Saúde a transferência da titularidade e regularização da situação para iniciar a reforma.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;