Internacional Titulo
Colégio eleitoral dá vitória a George Bush
Por Das Agências
19/12/2000 | 00:32
Compartilhar notícia


O Colégio Eleitoral, por meio do voto indireto, confirmou nesta segunda a eleiçao de George W. Bush para a Presidência dos Estados Unidos, segundo informaçoes divulgadas pelas emissoras de televisao norte-americanas nos 50 Estados do país e na capital federal. Bush obteve, como estava previsto, 271 votos, um a mais sobre a maioria necessária de 270 delegados entre os 538 que integram o Colégio Eleitoral. O candidato democrata Al Gore, por sua vez, contou com 267.

Nos Estados Unidos nao se torna eleito presidente o candidato mais votado pelos cidadaos. De fato, Gore obteve vantagem nos votos dos eleitores norte-americanos a 7 de novembro, mas Bush foi escolhido pela maioria dos delegados, representantes dos Estados. O resultado se tornará público oficialmente a 6 de janeiro, declarado pelo presidente do Senado.

Revisao - Apesar da conclusao da crise eleitoral norte-americana com a vitória de Bush, representantes de vários meios de imprensa e de uma organizaçao judicial privada começaram ontem a revisar os seis mil votos duvidosos da eleiçao presidencial no condado de Broward, na Flórida. A execuçao da recontagem dos votos duvidosos em Broward é feita com base em uma lei estadual de transparência pública, e pode se estender a outros condados do Estado.

Em Broward, os requerentes só teriam acesso visual às cédulas, que só poderao ser manipuladas por funcionários eleitorais do condado.

Bush ganhou na Flórida por apenas 537 votos (de um total de seis milhoes) de vantagem sobre Gore, o que conferiu ao republicano os 25 representantes do Estado no Colégio Eleitoral, e, assim, os votos necessários para chegar à Casa Branca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;