Economia Titulo
Vázquez e Chávez assinam acordos de cooperação enérgica
Por Da AFP
02/03/2005 | 13:37
Compartilhar notícia


Os presidentes do Uruguai, Tabaré Vázquez, e da Venezuela, Hugo Chávez, assinaram nesta quarta-feira os acordos para o fornecimento de petróleo venezuelano mediante empréstimos e a criação de uma petroleira regional.

No primeiro dia de gestão do presidente uruguaio, Vázquez e Chávez se reuniram no Edifício Independência, sede protocolar do governo, e assinaram três documentos considerados chaves para o futuro energético do Uruguai, cuja economia depende em grande medida das importações de petróleo.

"Assinamos um conjunto de convênios que fortalecem a integração entre o Uruguai e Venezuela, e fortalecerão a integração sul-americana", anunciou Chávez ao sair do encontro.

Um dos documentos assinados, o "Acordo de Caracas", estabelece que a Venezuela fornecerá ao Uruguai 43,6 mil barris diários de petróleo. Vázquez e Chávez assinaram, além disso, a "Declaração de Montevidéu", através da qual o Uruguai se soma ao consenso prévio entre a Venezuela, Argentina, Brasil e Bolívia para a criação de uma petroleira regional, a Petrosul.

Finalmente, em função da Petrosul, foi assinado um acordo de cooperação entre as petroleiras estatais da Venezuela, a PDVSA, e do Uruguai, a ANCAP.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;