Internacional Titulo
Israel liberta presos políticos palestinos
Do Diário do Grande ABC
19/03/2000 | 15:54
Compartilhar notícia


Israel libertou neste domingo cinco presos palestinos, entre eles um que matou um suposto colaboracionista com Israel e dois que fizeram um atentado a bomba no qual 12 pessoas ficaram feridas. Outros 10 presos, condenados por matar colaboracionistas palestinos e tentar matar israelenses serao soltos nesta segunda-feira, informou a porta-voz do serviço penitenciário Levana Levy-Shay.

Os 15 presos recuperam a liberdade durante o Eid el-Ada, a Festa do Sacrifício muçulmano que termina neste domingo, em uma iniciativa destinada a melhorar o clima das negociaçoes de paz. Todos eram membros da corrente Fatah do líder palestino Yasser Arafat.

Ahmed Sublaban, presidente do Clube de Presos Palestinos de Jerusalém, disse que a medida favorecerá as negociaçoes porque "demonstra às famílias (dos presos) que o processo de paz é possível e que os frutos da paz as beneficiam". Ele pediu a Israel que solte os 1.650 palestinos que ainda mantém na prisao, acusados de atividades antiisraelenses.

Os presos representam um dos problemas mais delicados das negociaçoes porque quase todas as famílias de Gaza e da Cisjordânia tiveram pelo menos um de seus membros presos durante os 33 anos de ocupaçao israelense.

No acordo provisório de Oslo, Israel aceitou libertar todos os palestinos, mas, a princípio, a medida só beneficiou presos comuns e nao guerrilheiros nacionalistas. Isso provocou violentas manifestaçoes nas áreas palestinas. Israel anunciou que libertaria 35 presos por crimes comuns durante a Festa do Sacrifício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;