Nacional Titulo
SP e Rio estão entre as cidades mais perigosas do mundo
02/03/2004 | 00:40
Compartilhar notícia


  As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as mais perigosas do mundo para se viver. A avaliação é da consultoria americana Mercer Human Resource, que publicou nesta segunda sua classificação anual sobre a qualidade de vida em 215 cidades do planeta.

No ranking geral, elaborado a partir de 39 critérios, a capital fluminense despencou do 108º lugar, em 2003, para 118º este ano. São Paulo se manteve estável no 107º lugar, ainda superada por Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Johannesburgo (África do Sul). No que se refere aos critérios de saúde, a capital paulista ocupa apenas a 129ª posição, superada por Sarajevo (Bósnia), La Paz (Bolívia) e Assunção (Paraguai).

O ranking de qualidade de vida é elaborado para atender às empresas multinacionais que são obrigadas a enviar seus funcionários para todos o mundo e precisam saber quais serão as necessidades de seus representantes em diferentes locais e como deverão trabalhar com eventuais problemas. “O que classificamos é a qualidade de vida de uma cidade para servir a uma população estrangeira”, afirma o pesquisador Slagin Parakatil.

A liderança do ranking é compartilhada por duas cidades suíças: Genebra e Zurique. Entre as dez primeiras, ao contrário do que se poderia esperar, não há nenhuma cidade americana, em parte por causa do terrorismo e dos problemas enfrentados por estrangeiros em aeroportos.

Brasília foi a cidade brasileira mais bem avaliada e subiu da 103ª posição, em 2003, para 102ª. Já o Rio foi superado por Assunção (Paraguai) e Tel-Aviv (Israel) e sofreu uma das maiores quedas no ranking, juntamente com a saudita Riad, Lima (Peru) e Harare (Zimbábue). Já Manaus passou do 128º lugar para o 127º.

No caso das cidades brasileiras, porém, o que mais pesa de forma negativa é o índice de criminalidade. Em uma escala de 0 a 10 (sendo 10 uma situação de paz), o Rio obteve nota 1.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;