Setecidades Titulo SOS Bairros
Terreno abandonado gera problemas a comerciantes na Av.Pereira Barreto

Umidade, acúmulo de lixo e insetos atrapalham lojistas de Santo André

Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
30/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Terreno localizado na Avenida Pereira Barreto, no bairro Paraíso, em Santo André, gera transtornos aos vizinhos. Em razão do mato alto e aparente abandono, o endereço virou ponto de descarte irregular de lixo, além de atrair insetos e ratos à região. Outro problema é que a falta de muro na divisa está causando umidade na parede de imóveis vizinhos.

Rogério Surian, 54 anos, consultor comercial em loja de colchões ao lado, afirma que pequenas minhocas, semelhantes ao piolho de cobra, aparecem embaixo dos produtos expostos. “Todo dia temos que fazer uma limpeza minuciosa para não gerar incômodos aos clientes, que também são incomodados por pernilongos. É uma grande dificuldade”, relata.

Há aproximadamente um ano e meio, pessoas entraram no terreno para instalação de outdoors. “Foi a última vez que vimos alguém mexendo no local e até achamos que iam começar a cuidar do espaço, mas, agora, acreditamos que as propagandas foram instaladas irregularmente, já que depois retiraram e ninguém nunca mais apareceu”, conta.

No estabelecimento, a pintura das paredes precisa ser constante, dado que a umidade mancha a tinta. Além disso, câmeras de vigilância já flagraram pessoas pulando o muro, dando sensação de insegurança aos vizinhos, que não sabem se estes indivíduos se escondem no endereço ou se estão “apenas de passagem”.

Mesmo cenário é observado por outro comerciante vizinho, há sete meses no local, que pediu para não ser identificado. Ele já ouviu boatos de que criminosos foram capturados nos terrenos e também sofre com os transtornos causados pelo abandono. “São muitos insetos e, aqui nos fundos (da loja), já apareceu até rato morto. Já reclamei na Prefeitura, eles disseram que notificaram o proprietário, mas ele não aparece”, assinala.

Em nota, a Prefeitura de Santo André esclareceu a área em questão é particular e que o proprietário foi notificado neste mês. Conforme a administração, o prazo para regularização do problema está em curso e, caso não seja realizada, os responsáveis serão autuados. A administração afirmou que o local não é ponto de descarte irregular de resíduos.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou que a via recebe a varrição mecanizada e apoio da varrição manual regularmente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;