Turismo Titulo
Festa celebra início da colheita do Guaraná
Roberta Nomura
Especial para o Diário
22/11/2006 | 20:25
Compartilhar notícia


A cidade de Maués (AM), a 250 km de Manaus, se prepara para receber a 27ª Festa do Guaraná, que ocorre entre os dias 31 deste mês e 2 de dezembro. Disputas esportivas, apresentações musicais e culturais compõem a programação do evento, que marca o início da colheita do guaraná.

Tradicional na região, a festa era pequena e pouco visitada em suas primeiras edições. Há seis anos, a prefeitura da cidade iniciou um trabalho para incentivar o turismo local, impulsionado pela festa. “Nessa época há um fluxo de 5 a 6 mil turistas”, diz Nuno Coutinho, um dos organizadores do evento.

Durante os festejos, bandas locais dividem o palco com atrações nacionais, como Biquíni Cavadão. São eleitas musas, rainhas e princesas, e é realizado um city tour para apresentação dos pontos turísticos de Maués.

Um dos principais atrativos da festa deve ocorrer no sábado (2), às 22h, com a divulgação da lenda do guaraná. Ao longo de uma hora são desvendados os mistérios que giram em torno de sua origem indígena.

Produção – O evento de Maués – cidade considerada um dos principais produtores do fruto no país – tem o apoio e patrocínio da Ambev. A empresa chegou a anunciar a compra de toda a produção de guaraná disponível em Maués este ano. A expectativa é de que 290 toneladas de grãos do fruto sejam adquiridas até o fim da colheita. O valor corresponde a um aumento de 76% em comparação à quantidade de 2005.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;