Política Titulo Ao trabalho
Câmaras da região voltam do recesso em ano eleitoral

Maioria dos legislativos retorna nesta semana com vereadores de olho no pleito de outubro

Por Junior Carvalho
05/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 As Câmaras do Grande ABC retomam os trabalhos nesta semana após praticamente dois meses de recesso e em pleno ano eleitoral, sendo que em cada cidade pelo menos um vereador concorrerá a cargo público – a maioria, até mesmo o presidente da Casa.

Em termos de projetos, a maioria dos Legislativos voltará amanhã (ocorrem sessões em Santo André, São Caetano e Mauá) sem projetos relevantes. A exceção fica com o Legislativo andreense, que deverá votar o cancelamento do aumento do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano). Após pressão popular e dos próprios vereadores da base governista – anunciaram instauração de CPI –, alegando casos de cobranças abusivas, o prefeito Paulo Serra (PSDB) decidiu enviar à Casa a suspensão dos reajustes da PGV (Planta Genérica de Valores), que dá base para o cálculo do imposto.

Além disso, o mandatário da Casa, Almir Cicote (PSB), deverá disputar a eleição de deputado estadual. “As eleições vão gerar debate e, conforme se aproximar a data do pleito, a discussão será mais acalorada e o clima vai esquentar. Mesmo diante desse cenário, acredito que os vereadores vão manter rotina normal de trabalho, inclusive aqueles que serão candidatos.”

Na Câmara de São Bernardo, onde o presidente Pery Cartola (PSDB) também ensaia projeto à Assembleia Legislativa, a tendência é que o principal projeto para os primeiros meses seja a reforma administrativa do governo do prefeito Orlando Morando (PSDB).

Em São Caetano, que tem o governista Marcel Munhoz (PPS) como possível pleiteante ao Parlamento paulista, a expectativa do comandante da Casa, Pio Mielo (MDB), é a de que não haja “pautas polêmicas”. “A ideia é dar sequência ao esforço de modernização da Casa, para impor uma cara de inovação na Câmara de São Caetano. É natural que vereadores e partidos queiram apresentar seu projetos na eleição deste ano, mas vamos tratar tudo isso com serenidade.”

O mesmo acredita Admir Jacomussi (PRP), dirigente do Legislativo de Mauá e que é considerado nome único do governo do filho, Atila Jacomussi (PSB), para a Assembleia. “Acredito que as eleições não vão atrapalhar. Até porque eu tenho o apoio e a compreensão de praticamente todos os demais vereadores, que mostram disponibilidade para me ajudar a tocar os trabalhos.”

Presidente da Câmara de Diadema, Marcos Michels (PSB), também deverá ser candidato à Assembleia, a contragosto do governo do primo, Lauro Michels (PV). É justamente essa divergência interna que pode esquentar a relação do prefeito com a Câmara neste ano.

A Casa de Ribeirão Pires já voltou aos trabalhos na quinta-feira e hoje fará sessão extraordinária. Vereadores de Rio Grande da Serra retornam na quarta-feira.

(Colaborou Raphael Rocha)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;