Política Titulo
Discurso de Pinheiro abre caminho para indicação
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
17/05/2011 | 07:11
Compartilhar notícia


Com a indefinição em relação ao nome do indicado do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), para a sucessão ao Palácio da Cerâmica em 2012, um episódio marcou o evento de lançamento da pedra fundamental do anexo ao complexo hospitalar Maria e Márcia Braido no sábado. O discurso do vereador Paulo Pinheiro (PTB) balançou os bastidores políticos no que seria a abertura de caminho para o correligionário ser o candidato governista.

Segundo o presidente do Legislativo, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB), que é a autoridade maior para discursar em nome dos parlamentares, o espaço foi cedido em favor de Pinheiro a pedido de Auricchio. "O prefeito me perguntou se eu via problema em abrir mão e achei justo tendo em vista que o Pinheiro, como médico de formação, é atuante na área da Saúde."

Auricchio argumenta que o posicionamento se deu em entendimento da própria Câmara para que o Pinheiro representasse a bancada da Saúde no evento. Pelos corredores, o comentário corrente era de que a escolha sinaliza proximidade da relação, dando mais visibilidade ao parlamentar.

Pinheiro disse torcer para que o pedido seja indício de apoio e não simples coincidência. De acordo com o petebista, Auricchio sabe de sua intenção em ser prefeito e gostaria de receber adesão à candidatura. "Sei que para mim é agora ou nunca. A chance da minha vida é essa. Dialoguei com o Auricchio antes da reeleição dele em 2008 e expus intenção de sair pelo PTB. Estou preparado para ser prefeito", alega ele, descartando possibilidade de vice.

Para Pinheiro, indicação de Auricchio seria reconhecimento da confiança dada até hoje ao governo, por isso bate insistentemente na tecla. "Daqui oito anos (contando com eventual reeleição de outro nome) não teria mais pretensão, até pela minha idade (67 anos), além de já estar no quarto mandato. Patentes afirmam em considerar pesquisa (de intenção de voto) com cinco nomes. Sei que meu nome está incluído", afirma o vereador, lembrando que nos dois últimos pleitos municipais (2004 e 2008) foi o candidato do partido mais bem votado e que conquistou mais de 17 mil sufrágios a deputado em 2006. "Os votos me credenciam."

O vereador Flávio Rstom (PTB) salienta que a atitude de Sidão de passar a fala foi uma surpresa aos presentes. Para ele, a escolha pode ser indício de apoio futuro ao nome de Pinheiro. "Talvez a prerrogativa seja indicativo. Se for a vontade do grupo em consenso eu acato, porém não foi cogitado. Estou junto porque ele é do PTB e um bom nome."

Outro parlamentar petebista Jorge Salgado, por sua vez, não acredita que o episódio sirva como prenúncio. "O Pinheiro é excelente vereador e destacado médico, tem muitos predicados, mas não influencia o fato de ter discursado", conclui ele, ao ressaltar que passará por avaliação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;