Internacional Titulo
Israel pode 'abrir mao' da Esplanada das Mesquitas
Por Das Agências
19/12/2000 | 11:56
Compartilhar notícia


Israel pode renunciar à soberania sobre a Esplanada das Mesquitas em Jerusalém Leste, como parte de um acordo de paz com os palestinos, afirmou esta terça-feira a ministra israelense de Integraçaao, Yuli Tamir.

Israel propoe que palestinos, em troca, flexibilizem um acordo sobre a questao dos refugiados.

Uma delegaçao israelense e outra palestina devem começar nesta terça-feira em Washington discussoes separadas com o Governo norte-americano sobre os meios para reiniciar suas negociaçoes com a finalidade de chegar a um acordo de paz.

``Aproximamo-nos do momento histórico de um compromisso sobre Jerusalém e teremos de aceitar concessoes muito dolorosas', declarou Tamir à rádio estatal.

``Talvez seja necessário renunciar de uma maneira ou de outra a nossa soberania sobre o Monte do Templo (nome que os judeus dao à Esplanada das Mesquitas)', disse a ministra. ``O essencial para nós é obter o que é mais importante, ou seja, que os palestinos renunciem aos direitos dos refugiados palestinos de voltar algum dia ao território soberano de Israel', adiantou Yuli Tamir.

Israel conquistou e depois anexou, em 1967, o lado oriental de Jerusalém, especialmente a cidade velha, onde se encontra a Esplanada das Mesquitas, construída no Monte do Templo, o lugar mais santo do judaísmo, do qual resta apenas o Muro das Lamentaçoes, um muro que sustentava um prédio destruído no ano 70 da Era Crista pelos romanos.

Entre os principais pontos de divergência entre as duas partes figura a soberania, reivindicada pelos palestinos, sobre a Esplanada das Mesquitas, onde se encontra a Mesquita de al-Aqsa, terceiro lugar santo do Isla.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;