Cultura & Lazer Titulo
Paciente psiquiátrico realiza mostra de arte
Fernanda França
Especial para o Diário
17/05/2000 | 06:57
Compartilhar notícia


  Pincel Nao Pede Esmola é o nome da exposiçao de óleos sobre tela produzidos pelos usuários do Serviço de Saúde Mental da Prefeitura de Santo André, em cartaz até o dia 30 no Museu de Santo André. Segundo a organizaçao da mostra, o objetivo é contribuir para a reintegraçao dos pacientes e estimular sua produçao artística.

Os responsáveis pela reuniao dos trabalhos dos usuários-artistas sao o NAPS I (Núcleo de Atençao Psicossocial I), o CAPS II (Centro de Atençao Psicossocial II) e o Núcleo de Projetos Especiais. Ao todo, sao 30 pacientes participantes. Serao expostas cerca de 25 telas, todas pintadas com tinta a óleo e tema livre. Também podem ser vistas dez peças de artesanato em madeira e dez em barro.

Essa é a primeira vez que os alunos estao expondo suas produçoes, e há mais de um ano eles vêm planejando e se preparando para o projeto. Em cada núcleo os usuários tiveram um orientador, que os ajudou a desenvolver as obras. "Este é só o primeiro passo. Temos a intençao de continuar o trabalho", diz Adriana Matias, uma das organizadoras do evento.

Entre os alunos, muitos sao formados em artes plásticas; outros, utilizam a prática das técnicas como uma maneira de minimizar o sofrimento que a estada em um hospital psiquiátrico traz. O resultado sao obras no mínimo autênticas e de grande diversidade de estilos. Há pinturas abstratas, nas quais o uso das cores vivas e formas generosas nao reflete uma realidade difícil, como a de qualquer pessoa em tratamento. Também se destacam imagens figurativas com um forte vínculo ora com a cidade, ora com figuras humanas importantes para o artista, caso das telas de Claudemir Rodrigues da Silva.

O projeto de saúde mental de Santo André procura dar atençao integral aos portadores de sofrimento psíquico e aos seus familiares. Para auxiliar as clínicas nos tratamentos, foram desenvolvidas as oficinas de pintura e artesanato, realizadas nos Serviços de Saúde Mental da Prefeitura da cidade.

Segundo Adriana, após a exposiçao, as oficinas continuam, também visando outras mostras como essa. "Nossa meta é reintegrar os usuários à sociedade e mostrar a todos o trabalho deles, que é de qualidade", completa a organizadora.

Pincel Nao Pede Esmola - Exposiçao de telas e artesanato de usuários dos serviços de saúde mental da Prefeitura de Santo André. No Museu de Santo André - r. Senador Flaquer, 470, Santo André. Tel.: 449-9111. De seg. a sex., das 8h às 16h30; sáb. das 9h às 14h50. Entrada franca. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;