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Dia das Crianças revigora indústria
Por Clarissa Cavalcanti
Do Diário do Grande ABC
25/09/2005 | 08:12
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As indústrias de brinquedos do Grande ABC apostaram em lançamentos e licenciamentos de personagens famosos para impulsionar as vendas do Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12 de outubro. A estratégia deu certo, e os três principais fabricantes da região estimam superar em muito a média nacional de faturamento do setor prevista pela Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).

Gulliver, de São Caetano, Líder Brinquedos, de Mauá, e Grow, de São Bernardo, projetam faturar até 19% mais com a principal data do ano para a indústria do setor. No país, a expectativa da Abrinq é de um incremento de 3% em comparação com 2004.

A Gulliver projeta um aumento de 15% em relação ao ano passado. A empresa já entregou cerca de 80% dos pedidos que devem terminar no final do mês. O diretor nacional de vendas, Paulo Benzatti, diz que os 200 lançamentos alavancaram os pedidos deste ano. A aposta foi na linha de blocos de montar, licenciamento de produtos com temas de filmes como Guerra nas Estrelas e personagens da Disney. "O mercado de brinquedos é impulsionado pelas novidades."

A estimativa de crescimento de 19% no Dia das Crianças também anima o presidente da Líder Brinquedos, Geraldo Zinato. A empresa investiu cerca de R$ 3 milhões em máquinas e moldes de brinquedos, está em operação 24 horas e contratou mais de 200 funcionários para atender à demanda do segundo semestre. Zinato acredita que os 20 lançamentos e o licenciamento de personagens queridos pelas crianças, como Barbie, Batman, Liga da Justiça, entre outros, foram bem aceitos e estimularam as vendas.

Na Grow, os últimos pedidos serão entregues até o final da próxima semana, e a projeção é um aumento de 5% a 10% em relação ao ano passado. A data representa 35% do faturamento da empresa e o gerente de produto, Gustavo Arruda, acredita que o crescimento deste ano é resultado do investimento em 110 novos brinquedos. O maior sucesso foi a linha de produtos da Hello Kitty. "Os lançamentos são muito importantes para manter as vendas."

Comércio – Os lançamentos da indústria terão impacto positivo nas vendas do comércio. A Abrinq espera alta de 10% a 12% nas lojas de brinquedos e a data deve recuperar a queda de vendas do primeiro semestre. "Todos os pais costumam comprar alguma coisa para os filhos, mesmo uma lembrancinha", diz o presidente da Acisbec (Associação Comercial de São Bernardo) Valter Moura. Ele prevê um crescimento médio de 4% a 5% nas vendas. "O valor só não será maior devido ao momento de instabilidade provocado pela crise política."

O diretor da loja de brinquedos Ri Happy, com duas unidades na região, Ricardo Sayon, prevê o mesmo crescimento de Moura. "Não estamos estimando um aumento maior porque existe um clima de insegurança no mercado." Mas o diretor acredita que novas linhas de brinquedos vão manter as vendas.

Já a sócia-proprietária da loja de brinquedos PB Kids, Cláudia Colonnelli, é mais otimista e espera 15% de crescimento nas vendas para o dia 12 de outubro. Cláudia aposta nos brinquedos importados para conquistar as crianças. "O dólar baixo permitiu ampliar a oferta e diminuir os custos desses brinquedos." O último trimestre representa 70% do faturamento das duas lojas na região, uma em Santo André e outra em São Caetano. Uma nova unidade que será aberta no final do mês, em São Bernardo, deve ampliar as vendas.

As lojas de vestuário também planejam ampliar o faturamento com as vendas em outubro. A Freep’s, do shopping ABC Plaza, projeta 30% mais em relação ao ano passado, segundo a gerente Evanir Bueno. "Normalmente os pais aproveitam a data para comprar roupas para os filhos."




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