Setecidades Titulo Troca de comando
PM quer foco em operações específicas

Novo comandante, Paulo Henrique Faria diz que respeitará as características de cada cidade

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
28/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 O novo comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Paulo Henrique Fontoura Faria, focará em operações diferenciadas em cada município. Ontem, dia da cerimônia oficial de troca de comando do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), Faria afirmou que respeitará as características de cada cidade para desenvolver ações específicas. Atualmente são 3.100 homens policiais atuando na região.

“Estamos fazendo uma radiografia. Vou me reunir com os comandantes para analisar os números divulgados na sexta-feira (sobre criminalidade na região). A partir daí, definiremos quais serão as operações para que cada batalhão faça o planejamento próprio diante de sua realidade. Muitas vezes, o que funciona em uma cidade não funciona em outra. Nossa função é ser um elo facilitador para os batalhões”, afirmou.

Em relação aos homicídios, que representaram a maior alta nos indicadores criminais da região em fevereiro, conforme dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, o coronel disse que o foco será o desarmamento. Conforme os registros divulgados, 19 vítimas morreram neste ano contra dez no mesmo período de 2016. “A Polícia Militar conta com o apoio da própria população e do poder público, já que muitas vezes o homicídio é decorrente de questões sociais. Além disso, já estamos trabalhando para desarmar a população e tirar armas de fogo de circulação.”

O comandante substitui o coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, que ficou pouco mais de dois anos à frente do comando na região, e agora atuará na Escola Superior de Sargentos, na Capital.

O novo comandante-geral da PM, coronel Nivaldo César Restivo, participou da cerimônia ao lado do subcomandante coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli e também deu ênfase às operações. “Na parte policial (da região), temos diagnóstico de indicadores que apontam alguns problemas como roubos e roubos de carga. Já temos uma estratégia para enfrentar esse tipo de delito, hoje (ontem) já tínhamos viaturas especializadas fazendo o apoio para as viaturas de serviço”, afirmou Restivo.

Durante a solenidade, a Operação Força Metropolitana foi deflagrada na área do 10º Batalhão (Campestre), em Santo André, para coibir roubos e furtos de veículos durante a madrugada. Participaram da ação a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e o helicóptero Águia, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal). Também houve atuação de viaturas do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) da Polícia Civil, conforme o delegado seccional de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Hélio Bressan. “Continuaremos a trabalhar juntos, lembrando que para a Polícia Civil cabe a investigação e à Polícia Militar, a ostensividade e a prevenção. Uma força colabora com a outra, já que o nosso inimigo é comum.”

Os prefeitos Paulo Serra (Santo André), Orlando Morando (São Bernardo) e José Auricchio Júnior (São Caetano) participaram do evento.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;