Política Titulo Santo André
Professor Luizinho vai buscar o comando do PT
Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
21/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O grupo ligado ao ex-prefeito de Santo André Carlos Grana (PT) escolheu o ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, como candidato à presidência do diretório municipal do PT. Luizinho foi acusado no escândalo do Mensalão, de 2005, mas foi absolvido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sete anos depois.

Com a recusa de Grana em concorrer ao posto, o nome do ex-líder de governo de Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara dos Deputados ganhou força dentro da corrente Renovando Compromissos, ligada à tendência CNB (Construindo um Novo Brasil).

“O que me motiva é que será possível fazer uma análise crítica, para que possamos reestruturar o partido e estabelecer novamente uma discussão com a sociedade brasileira. Em Santo André, temos uma militância aguerrida, queremos Lula presidente do partido e do Brasil. Vamos retomar nossa importância para os trabalhadores, para a democracia e também enfrentar o golpe e a destruição de direitos”, destacou.

Luizinho afirmou também que a escolha de seu nome para o posto foi fruto de diálogo dentro do partido. “Procuramos sempre buscar um consenso e discutir os rumos do partido neste momento complicado que passamos”, definiu.

Na visão do vereador Willians Bezerra, que faz parte do mesmo grupo, a escolha de Luizinho reflete a retomada da vida política do ex-parlamentar. “Ele sempre teve condições de liderar o partido. Nunca duvidamos da inocência dele e o processo todo no qual acabou envolvido foi uma grande injustiça”, defendeu, referindo-se à absolvição do petista na ação do Mensalão.

Luizinho buscou ser vereador em 2008, mas, com 2.450 votos, não obteve vaga no Legislativo andreense. Ele foi resgatado no PT por Grana, em 2012, quando participou da campanha. A mulher dele, Ana Lúcia Sanches, ocupou o cargo de secretária adjunta da Pasta de Educação. Em 2016, Luizinho voltou a figurar na linha de frente do projeto eleitoral.

O PED (Processo de Eleição Direta) será realizado no dia 9 de abril. O novo presidente do partido substituirá o deputado estadual Luiz Turco, que está em seu segundo mandato. Em 2013, ele bateu Aylton Afonso, da Articulação da Esquerda, com 90% dos votos válidos.

De acordo com Willians Bezerra, até a data limite de registro de candidaturas, em 6 de março, será realizado um debate para que a corrente CNB tenha candidatura única no município. “Vamos buscar os nomes que fazem parte do nosso grupo e pavimentar um entendimento para isso”, explicou.

Além de Luizinho, Fabrício França, que foi da juventude petista e que conta com o apoio do vereador Eduardo Leite, e o metalúrgico Zé Paulo Nogueira, que tem o apoio do parlamentar Alemão Duarte, também manifestaram intenção de concorrer à presidência do diretório municipal. Ambos fazem parte da CNB. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;