Cena Política Titulo
Castelo de areia
Por Raphael Rocha
02/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), começa hoje a sentir na pele o clima hostil na Câmara. Com minoria na Casa, ele já deve perder o controle das principais comissões do Legislativo e pode ter de responder a CPIs logo no início do segundo mandato. Situações adversas que poderiam ser contornadas, segundo assessores diretos do prefeito. Muitos reclamam que o verde, principalmente desde que se reelegeu, em outubro, se encastelou e tem como conselheiros apenas a secretária de Habitação, Regina Gonçalves (PV), e o titular de Planejamento, Francisco José Rocha (PSDB), seu sogro. Com larga trajetória na política diademense, Regina e Chico Rocha estão longe de ser unanimidades na Prefeitura e entre os vereadores. O pé atrás com os conselheiros de Lauro se agrava logo após o diálogo direto com o chefe do Executivo, relatam opositores e até aliados do verde. Não é raro ver gente reclamando da falta de conversa do prefeito. E também não é raro ver gente próxima do Paço alimentando a oposição na Câmara. O que Lauro acha que é uma fortaleza, seu governo pode ruir como areia se essa queda de braço continuar.

BASTIDORES

Plano traçado
Aliás, o plano de trabalho da oposição a Lauro Michels (PV) foi traçado na noite de sábado, num encontro às escondidas na Câmara de Diadema. Estavam as bancadas do PT, do PRB, do PR, do PPS e do DEM, que, juntas, possuem 12 dos 21 vereadores. Todos deixaram a reunião dizendo que Lauro não terá vida fácil na Casa.

Cargos
Filho do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), Thiago Auricchio foi nomeado para o gabinete do deputado federal Alex Manente (PPS), de São Bernardo. O PPS apoiou a candidatura de Auricchio na cidade. No mesmo gabinete está o ex-vereador Laurentino Hilário, que endossou a candidatura de Alex em São Bernardo.

Esqueceram de mim
Líder do governo de Paulo Serra (PSDB) na Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB) não tem seu nome na lista de vereadores no site do Legislativo. Curiosamente, a foto e contatos dos novos parlamentares já constam no portal, como de Edilson Fumassa (PSDB), Jobert Minhoca (PSDB), Rodolfo Donetti (PPS), Willians Bezerra (PT) e Zezão Mendes (PDT).

Novo presidente
Sidney Beraldo toma posse como presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado) na segunda-feira, às 11h, na Assembleia Legislativa. Beraldo foi deputado estadual pelo PSDB. Renato Martins Costa será vice e Antonio Roque Citadini ficará como corregedor. O atual presidente é Dimas Ramalho.

Protesto ao manual
Grupo de mulheres protestou ontem, na primeira sessão na Câmara de São Bernardo, contra o manual editado pelo presidente da Casa, Pery Cartola (PSDB), de comportamento e vestimenta dos servidores. O código causou muita polêmica quando divulgado, já que proibia uso de decotes, unhas e batons de cores escuras. Diante da repercussão, o tucano modificou o texto.

Missa regional
O bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini, celebrará missa em ação de graças às novas administrações públicas do Grande ABC. A cerimônia está marcada para quarta-feira, às 20h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André, e deve contar com a presença de prefeitos, vereadores e secretários municipais. A depender da reclamação dos chefes dos Executivos neste primeiro mês de governo, uma missa só será pouco para resolver os problemas.

Balanço
A Prefeitura de São Bernardo, comandada por Orlando Morando (PSDB), fez balanço do primeiro mês da nova gestão, destacando redução de despesas, vistorias em equipamentos públicos e serviços de zeladoria municipais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;