Política Titulo
Às vésperas da eleição, PTN decide apoiar PT
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
30/09/2004 | 09:24
Compartilhar notícia


A cinco dias das eleições, o candidato à Prefeitura de São Caetano pelo PT, Hamilton Lacerda, ganhou nesta quarta o apoio de Rogério Lopes, do PTN, que também concorria ao cargo, mas abriu mão em favor do petista. A aliança foi firmada em um café da manhã. "Há tempo para tudo. Infelizmente a nossa campanha não decolou e entendemos que este era o momento de nos aliarmos a uma candidatura que, assim como a nossa, pensa em modificar São Caetano. Estou somando com um candidato que tem chances de vencer", afirmou Lopes.

O acerto entre as partes começou a ser articulado na última semana, após a realização de um debate. "Conversei com o Valmir (Murbach, vice de Hamilton Lacerda), que é evangélico como eu, e chegamos a um acerto."

O acordo entre as partes tem muito mais efeito simbólico que prático. Lopes apareceu na pesquisa Brasmarket/Diário de julho com 0,7% de intenção de votos. No mês seguinte, o candidato havia caído para 0,2% e no mais recente levantamento, publicado no início da semana, sequer foi citado pelos eleitores. "O principal motivo para isso é a falta de recursos financeiros. Dá para se notar que quem investiu um pouco mais subiu nas pesquisas."

Soma - Hamilton Lacerda festejou a adesão de Lopes e pretende obter novos aliados até domingo. "O Rogério é uma pessoa digna, honesta, e seu apoio é muito bem-vindo", destacou o candidato do PT, que aparece em segundo lugar na pesquisa Brasmarket, com 22,5%, contra 46,5% de José Auricchio (PTB), mas aposta numa virada nas urnas. "Nestes últimos dias vamos intensificar as nossas ações, vamos para o corpo-a-corpo, esclarecendo e tirando as dúvidas que as pessoas ainda possam ter", disse o candidato. Nesta quinta à noite, Lopes acompanha Hamilton Lacerda em um show gospel realizado no Victoria Hall, com o cantor Kléber Ferraz.

Hamilton Lacerda afirmou também que pretende buscar o apoio de outros candidatos. "Vou procurar o Tite (Campanella, do PFL) e o Iliomar (Darronqui, do PL). Estamos conversando", declarou.

A proposta de união com o PT foi rapidamente rechaçada por Tite Campanella, que classificou a proposta como "uma bobagem". "Não existe a mínima condição de que isso ocorra. As campanhas estão na rua. Um acordo como esse só faz sentido se for traçado no início", disse o candidato, que aparece na pesquisa do Diário com 5,2%.

Iliomar Darronqui (PL), que tem 7,1% das intenções de voto, também recusa a oferta. "Não existe essa possibilidade. Nós estamos a caminho da vitória, da grande virada", disse Eder Xavier, presidente do PTC (Partido Trabalhista Cristão) e coordenador da campanha.

Em casa - O candidato do PTB, José Auricchio, dedicou o dia a reuniões em residências, segundo o candidato a vice-prefeito, Walter Figueira Júnior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;