Internacional Titulo
UE deve adotar postura rígida contra mutilaçao feminina
Por Do Diário OnLine
01/12/2000 | 10:37
Compartilhar notícia


A comissária de Assuntos Sociais da Uniao Européia, Anna Diamantopoulou, declarou esta semana que o bloco deve adotar medidas rígidas contra a mutilaçao genital feminina.

Segundo a comissária, a mutilaçao nao pode ser tolerada. Para ela, a mutilaçao é uma prática cultural que se torna uma desculpa para a violaçao de direitos humanos fundamentais.

A circuncisao feminina foi condenada por membros do Parlamento Europeu e por grupos ativistas durante o Dia Internacional contra a Mutilaçao Genital Feminina.

A prática envolve a remoçao parcial ou completa da genitália feminina externa e é realizada em 28 países africanos e no Oriente Médio por motivos culturais.

Segundo a Organizaçao Mundial da Saúde (OMS), cerca de 140 milhoes de mulheres e meninas na Africa tenham sido afetadas e que o número continua a crescer, com 2 milhoes de novos casos ao ano.

Somente dois países da Uniao Européia, Gra-Bretanha e Suécia, possuem leis específicas proibindo a circuncisao feminina. Os outros 13 Estados membros têm leis gerais limitando lesoes corporais graves sem fazer referência específica à prática.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;