Setecidades Titulo
Moradores do Terra Nova II tentam fechar viela
Kléber Werneck
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
02/02/2003 | 20:35
Compartilhar notícia


Um grupo de moradores do bairro Terra Nova II, em São Bernardo, realizou neste domingo um protesto pedindo o fechamento do acesso à via Anchieta, feito por meio de uma portaria localizada em um terreno da Volkswagen, na rua Salim Mahfoud. A alegação da comunidade é que o caminho privilegia o condomínio de luxo Swiss Park e aumenta a criminalidade do bairro.

Eles fecharam a passagem neste domingo de manhã, utilizando pedaços de madeira, ferro e correntes para impedir a passagem dos veículos. Alguns dos moradores levaram uma solda para fixar as correntes e o ferro.

As barreiras surpreenderam os motoristas que estão acostumados a passar pelo local. Por volta das 12h, pelo menos 12 veículos que vinham da Anchieta formaram uma fila no local, onde está localizada uma guarita de segurança particular.

Segundo os manifestantes, desde que a passagem foi aberta – há seis anos –, aumentaram os índices de criminalidade no bairro. “Na semana passada, um garoto foi morto aqui. Não agüentamos mais essa onda de violência”, disse a professora Maria das Graças.

O engenheiro Nilton Brizida afirmou que o acesso privilegia exclusivamente os moradores do condomínio Swiss Park. Essa é uma das principais reclamações. “Nenhum morador do bairro aprova esse acesso.”

Contrária a manifestação dos moradores do Terra Nova II é a postura dos condôminos do Swiss Park. “Essa é a única passagem que temos da Anchieta para cá. Ninguém do condomínio é a favor de fechar”, afirmou o comerciante Diran Dias Junior. Ele mora no Swiss Park há um ano e meio e diz que a reivindicação dos moradores é inconsistente.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou neste domingo que o secretário de Serviços Urbanos, Gilberto Frigo, não foi localizado para comentar o assunto. O caso será encaminhado nesta segunda para apreciação e possíveis encaminhamentos do secretário, segundo a assessoria. Ninguém da Volkswagen foi encontrado neste domingo para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;