Internacional Titulo
Arafat exige direito de criar Estado Palestino
Do Diário do Grande ABC
19/02/2000 | 15:29
Compartilhar notícia


O líder palestino Yasser Arafat disse neste sábado estar disposto a continuar as conversaçoes de paz com Israel, atualmente paralisadas, mas advertiu que se nao houver acordo até setembro, os palestinos têm o direito de declarar, unilateralmente, a criaçao de seu Estado. ``O prazo para o acordo marco expirou em 13 de fevereiro, portanto devemos avançar diretamente para o acordo global``, afirmou Arafat para a imprensa, depois de uma reuniao com o presidente alemao Johannes Rau.

O principal negociador israelense, Oded Eran, afirma que ainda é possível cumprir o acordo marco antes do final de março. Mas Israel nao disse se insistirá neste acordo prévio ou se aceitará a proposta palestina de avançar diretamente para as negociaçoes de um tratado. Palestinos e israelenses se culpam mutuamente por nao terem cumprido o prazo de fevereiro. Estao em jogo problemas difíceis como as fronteiras de um eventual estado palestino, o status de Jerusalém, os refugiados palestinos e os assentamentos judeus.

As negociaçoes para acordo marco ficaram suspensas quando Israel se negou a se retirar dos bairros densamente povoados de Jerusalém, como parte da segunda retirada de 6,1% da Cisjordânia. Essa retirada estava prevista para 20 de janeiro. Arafat ficou furioso porque Israel incluiu uma terceira retirada no acordo final. Essas retiradas parciais sao parte de um acordo provisório assinado em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;