Internacional Titulo
EUA querem avançar nas relaçoes com Vietna, diz Cohen
Por Do Diário do Grande ABC
14/03/2000 | 11:31
Compartilhar notícia


O secretário americano de Defesa William Cohen afirmou nesta terça-feira, durante uma visita ao Instituto Nacional de Defesa do Vietna, que ``os Estados Unidos estao decididos a avançar junto com o Vietna nos assuntos de segurança regional, estabilidade e prosperidade'.

No seu segundo dia de visita ao ex-inimigo, Cohen foi cuidadoso em nao criar uma crise com a China. Ele acrescentou ao discurso que ``o progresso das relaçoes entre Vietna e Estados Unidos deve acontecer de maneira aberta para nao provocar mal-entendidos com outros países da regiao, como a China'.

William Cohen falou sobre a melhoria das relaçoes militares entre Washinghton e Hanoi para 28 oficiais do exército vietnamita.

``A China, em funçao do seu tamanho, terá no futuro uma capacidade de influência maior do que a atual', disse com relaçao ao futuro da China.

Para o secretário de Defesa a Associaçao de Naçoes do Sudeste Asiático (Asean), da qual o Vietna participa desde 1995, deve se manter um equilíbrio regional com a China. Ele disse que os países da Asean têm ``interesses coletivos que permitem tratar com China em bases de paz e cooperaçao'.

Cohen acrescentou que ``é impossível responder aos grandes desafios da Asia - reforçar o crescimento econômico regional, conservar a paz e a estabilidade de uma península coreana desnuclearizada e reduzir a tensao no estreito de Taiwan sem contar com a maior naçao da Asia'.

O ministro da Defesa do Vietna, Pham Van Tra, se disse feliz porque as conversas marcam os novos esforços até a plena normalizaçao das relaçoes bilaterais entre ambos países.

Cohen realizou, nesta manha, uma visita de cortesia ao ministro das Relaçoes Exteriores Nguyen Dy Nien e foi recebido posteriormente pelo presidente da República, Tran Duc Luong.

A visita de Cohen ao Vietna termina na quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;