Cultura & Lazer Titulo
O bastante para se tornar um ícone
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
08/02/2011 | 07:07
Compartilhar notícia
Reprodução


Grandes astros nascem para serem notados. Um dos maiores nomes da história de Hollywood, James Dean completaria hoje 80 anos caso vivesse de maneira menos intensa e agressiva. Apesar do pouco tempo de carreira nas telas, ele ainda é lembrado e tido como grande ídolo de uma geração de jovens que queriam aproveitar a vida ao máximo.

Natural da cidade de Marion, em Indiana, nos Estados Unidos, o ator morreu em 30 de setembro de 1955 em grave acidente na estrada enquanto seguia para participar de uma corrida de carros. A perda do astro em ascensão aos 24 anos - somado aqui à trágica e irônica maneira em que se deu sua morte - fez com que sua imagem figurasse no Olimpo dos deuses do cinema e de toda cultura pop.

O jovem James Dean participou de produções que ilustravam a então juventude norte-americana da década de 1950. Seu trabalho mais lembrado ainda hoje é a interpretação de Jim em 'Juventude Transviada' (1955). O jeito rude e o visual, caracterizado pela jaqueta de couro preta e o topete, ainda servem como referência para outros atores, casos de River Phoenix (1970-1993) e Robert Pattinson, de 'Crepúsculo.

Dean surgiu em uma geração que contava com outros grandes ídolos. Elvis Presley era fã confesso do então novato ator que concorreu ao Oscar de melhor ator por 'Vidas Amargas' (1955) e 'Assim Caminha a Humanidade' (1956). A carreira foi curta, mas sua figura continua eterna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;