Internacional Titulo
Ataque muçulmano a trem hindu deixa pelo menos 55 mortos
Por Do Diário OnLine
27/02/2002 | 10:05
Compartilhar notícia


Pelo menos 55 pessoas morreram em um ataque de muçulmanos a um trem onde viajavam ativistas hindus no estado de Gujarat, ao Oeste da Índia, na manhã desta quarta-feira. Os vagões da composição foram apedrejados e incendiados por uma multidão de muçulmanos.

"Calcula-se que o balanço final é de 55 mortos. Encontramos os restos de 32 pessoas", disse Prakash Solanki, administrador do distrito onde ocorreu o ataque. Outras 43 pessoas ficaram feridas, muitas delas com graves queimaduras.

O secretário do Interior de Gujarat, Gordhanbhai Zadafia, precisou que o trem foi bloqueado pouco depois de ter partido da estação de Godhra, no distrito de Panchamal. "Primeiro jogaram pedras e depois incendiaram os vagões. É difícil dar o número preciso dos mortos porque os corpos estão carbonizados e misturados com as cinzas e os restos do comboio", acrescentou.

O primeiro-ministro Atal Behari Vajpayee condenou o ataque ao trem e afirmou que seriam tomadas medidas para impedir a expansão da violência. "Trata-se de um incidente muito trágico. Estamos muito inquietos em relação a este incidente. A segurança nacional será mantida custe o que custar", declarou Vajpayee.

O ataque ocorreu no estado de Gujarat, de maioria muçulmana. Neste trem extremistas voltavam da cidade de Ayodhya (ao Norte), onde milhares de hindus se reuniram para manifestar sua posição sobre a construção de um templo no lugar onde havia uma antiga mesquita.

A mesquita de Babri, prédio do século XVI, foi destruída em 1992 por extremistas hindus.

As violências intercomunitárias que continuam a destruição da mesquita deixaram 2 mil mortos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;