Turismo Titulo História
Glasgow: das sombras ao design
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
20/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Por anos, Glasgow conservou a imagem de centro pós-industrial sem nenhuma atração cultural, apesar do clima de cidade grande e do consequente caos urbano em meio a construções de tijolos marrons. Hoje, a região vem conseguindo mostrar vigor em seu cenário vitoriano, construído pelos barões do tabaco na segunda metade do século 19.

A aura vibrante de seus habitantes e o humor negro da maior parte deles envolvem o lugar em uma aura única de mistério que só cresce à medida que o turista toma conhecimento das histórias fantasmagóricas em roteiros turísticos e visitas aos 13 museus do município, todos com entrada franca.

Fenômenos à parte, o passado de Glasgow é mesmo sombrio: o período industrial foi marcado por um histórico de violência e alcoolismo que só começou a se dissipar na década de 1990, quando a cidade pôde revelar sua efervescência cultural para o mundo embalada pelos títulos de Cidade Européia da Cultura e de Cidade Europeia da Arquitetura e do Design.

Um ponto que o turista não pode deixar de visitar é a George Square, o melhor lugar para caminhar. A dez minutos dali fica a Universidade de Glasgow, fundada em 1451, plantada em um parque de 26 hectares, cheio de galerias e museus.

A cultura escocesa, principalmente a dança e a música celtas, tem como pontos principais o The Piping Center, na McPhater Street, e o Renfrew Ferry, ancorado no River Clyde.

Outra atração da cidade são as obras do arquiteto Charles Rennie Mackintosh, pioneiro de um estilo inovador e ainda moderno. Uma boa forma para começar a conhecê-lo é a partir das plantas por ele desenhadas para um concurso, em 1901, na House for an Art Lover, construída no Bellahouston Park, a sudoeste de Glasgow. No campus da universidade há um museu que é a reprodução da casa de Mackintosh. Ela segue o estilo particular do arquiteto, com mobília original e vários de seus desenhos expostos.

Nas proximidades da cidade, outras atrações interessantes são o Loch Lomond - o segundo lago mais famoso da região, depois do Ness - e o Stirling Castle, a 40 minutos de trem, que pontua um dos momentos decisivos na guerra pela independência da Escócia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;