Internacional Titulo
Divisões étnicas no Iraque podem levar à guerra civil, adverte Powell
Da AFP
25/12/2005 | 15:56
Compartilhar notícia


O ex-secretário de estado americano, Colin Powell, se disse preocupado neste domingo com o fato de que as eleições no Iraque possam acentuar as divisões étnicas e levar a uma guerra civil. Powell assegurou que foi ampliado um apoio maior à etnia xiita, o que vem sendo motivo de inquietação para muitos, constituindo uma advertência de que poderão se passar seis a oito meses de "incerteza" antes da formação de um governo permanente.

"Acho que é um assunto sobre o qual todos deveríamos estar preocupados", disse Powell ao programa "This Week" da rede de televisão ABC, citando os primeiros resultados das eleições.

Powell, que deixou o cargo de secretário de estado há um ano, considerou as eleições de 15 de dezembro "uma conquista significativa" mas destacou os problemas que se aproximam em conseqüência do pleito, especificamente nos âmbitos político, étnico, tribal e religioso.

Ele disse estar preocupado, especialmente, com a força das milícias xiitas no sul do Iraque. "A questão é: serão os xiitas suficientemente sensatos quando tiverem assumido a autoridade, para exercê-la de maneira a proteger, também, os interesses e os direitos dos sunitas?, Os mesmos sunitas (a etnia de Saddam Hussein) que os oprimiram todos estes anos?", acrescentou Powell.

"Se os xiitas virem nestes resultados uma oportunidade para oprimir os sunitas, então teremos problemas, que poderão levar a uma guerra civil", pontualizou Powell.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;