Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

O tal do feedback


Cíntia Bortotto

20/08/2018 | 07:25


Como já comentei neste espaço, o feedback é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso de um líder. Mas grande parte dos líderes não está preparada para oferecer o feedback formal, aquele que é o retorno da avaliação de desempenho do seu subordinado. O fato é que este momento pode ser considerado uma oportunidade de melhoria de performance individual.

Prepare-se para este tipo de conversa. O feedback deve referir-se a comportamentos específicos, não genéricos. Quanto mais precisa for a informação sobre um comportamento em particular, mais efetiva ela é. Quando se fundamenta no relato de um evento, é muito mais fácil para o receptor aceitar e aproveitar a informação. Diferenças de impressão são comuns, por isso exemplifique a sua percepção. Baseie-se sempre que possível em fatos e dados para suportar suas avaliações.

Um efetivo equilibra imparcialidade e compaixão. Se você for muito direto, de uma maneira insensível, pode afastar as pessoas de modo que elas não consigam ouvir a sua mensagem. Ofereça feedback honesto de uma maneira que dê apoio. Por outro lado, se você é muito compassivo com as pessoas, sua mensagem pode se perder, porque você não está sendo direto o suficiente.

Evite os rótulos. Não diga que pessoas são de determinada maneira, mas sim que elas podem ter comportamentos desta maneira. Restrinja o feedback a coisas que você sabe com certeza. Fale sempre baseado em fatos e dados. Um feedback sobre algo que você não tenha certeza faz com que a confiança do funcionário em você fique abalada.

Na prática, quando for conversar com um funcionário sobre feedback, reserve ambiente adequado e sem interrupções para fazer a devolutiva. Relembre a avaliação de desempenho e assinale os pontos mais críticos, pense no que você irá dizer e exemplificar para o funcionário, se necessário, anote.

Faça uma breve introdução para descontrair o ambiente. Depois, lembre o funcionário de que o objetivo de um feedback é discutir construtivamente áreas de desenvolvimento.

É muito importante que o colaborador se sinta apoiado por você de uma forma franca e objetiva. É importante que fique claro que o propósito é ajuda a melhorar a performance para que a equipe possa produzir e assim, todos crescem juntos.

Siga confiante e boa sorte! 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;