Internacional Titulo
Réptil que se reproduz por clonagem é descoberto na Argentina
Por Da AFP
05/12/2005 | 16:43
Compartilhar notícia


Uma nova espécie de réptil, composta apenas por fêmeas que se reproduzem por um mecanismo de clonagem, foi descoberta na província argentina de Mendoza.
 
Segundo o Ricardo Juarez, biólogo do Museu de História Natural da cidade de San Rafael, "trata-se de um animal de origem híbrida, pois surge do cruzamento de duas espécies. Mas, ao contrário da mula (cruzamento entre o cavalo e o burro) que é infértil, essa espécie pode gerar descendentes". O animal foi descoberto em 2003.

O primeiro estudo sobre a espécie foi apresentado pela primeira vez no Sexto Congresso Argentino de Herpetologia, ocorrido entre 21 e 23 de novembro na cidade de Paraná, província de Entre Rios.

Segundo os pesquisadores, trata-se de uma espécie "única no mundo", que não tem reprodução sexual, mas "se multiplica por um sistema de partenogênese, ou seja, pela divisão do óvulo sem a penetração do espermatozóide".

"O óvulo se divide sozinho e as crias são geneticamente idênticas à mãe", explicou Juárez. O novo réptil é do tipo triplóide, "ou seja, tem três pares de cromossomos ao invés de dois, que é o mais comum", afirmou  Juarez.

"São organismos muito peculiares porque resolvem problemas biológicos de forma muito particular, como a hibridização, para deixar descendência fértil", disse o biólogo.

Para Juárez "esta descoberta é importantíssima porque são poucos os casos, fora das espécies comuns, que permitem a realização de testes genéticos e o levantamento de hipóteses com tantas particularidades".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;