Setecidades Titulo
Medicina do ABC faz exame gratuito de câncer de pele neste sábado
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
10/12/2005 | 07:50
Compartilhar notícia


Será realizada neste sábado a sétima edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Em São Paulo, serão disponibilizados 35 postos. Santo André é a única cidade do Grande ABC incluída na programação. No Instituto de Pele do ABC, da Faculdade de Medicina do ABC, uma equipe formada por cerca de 20 médicos e estudantes de medicina fará, das 9h às 15h, exames clínicos para detecção da doença.

A análise é gratuita e leva cerca de 30 minutos. Nos exames, serão detectadas lesões suspeitas na pele que podem esconder o câncer, como pintas e sardas. Na maioria dos casos, o tratamento é fácil. O câncer é removido em uma cirurgia feita no consultório médico, com anestesia local. Mas há variações agressivas da doença que podem levar à morte. O câncer de pele é o tipo de câncer com maior incidência no Brasil.

Todos os anos, quase 120 mil novos casos são registrados. Segundo pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, 70% dos jovens com até 25 anos não usam proteção contra o sol. De acordo com especialistas, se os cuidados com a pele fossem adequados até os 18 anos, as chances de desenvolver câncer de pele na idade adulta cairiam em até 85%.

A expectativa é de que cerca de 200 pessoas participem da campanha em Santo André. Em todo Brasil, a previsão é de que 40 mil sejam atendidas.

Colesterol – Ainda neste sábado, o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, terá um mutirão para diminuir a fila de espera para o cadastro de pacientes que necessitam de medicamentos para tratamento de colesterol alto. A fila, segundo a organização do mutirão, é de cerca de 3 mil pessoas. Neste sábado, 200 serão atendidas. Todas estão pré-cadastradas e foram chamadas a comparecer ao hospital.

Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele: Faculdade de Medicina do ABC – av. Príncipe de Gales, 821, Sto.André. Neste sábado, das 9h às 15h.

Campanha de Identificação do Colesterol Alto: Hospital Mário Covas – av. Henrique Calderazzo, s/nº, Santo André. Neste sábado, das 7h30 às 13h.

Saiba mais

Câncer de pele

O que é: doença causada pelo efeito cumulativo da radiação solar. É freqüente no público acima de 50 anos.

Sinais: sardas na pele, antecedentes na família, ferimentos que não cicatrizam com facilidade, pintas, sinais e verrugas que mudam de tamanho e cor, além de lesões avermelhadas.

Tratamento: na maioria dos casos é feita uma cirurgia no consultório médico, com anestesia local, para retirada do câncer. Variações mais agressivas da doença necessitam de radioterapia e quimioterapia.

Prevenção: evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, quando há maior incidência de raios ultravioletas. Passar filtro solar a cada duas horas de exposição ao sol e repassá-lo após entrar na água.

Colesterol alto

O que é: doença caracterizada pelo excesso de gordura no sangue. Sua manifestação independe de fatores como idade e sexo e, quando não tratada, pode acarretar em enfarte, derrame e obstrução das artérias.

Sintomas: na maioria dos casos imperceptíveis, mas algumas pessoas podem ter dormência nas pernas.

Tratamento: Casos hereditários são tratados à base de medicamentos que devem ser ministrados por toda vida. Se a doença estiver relacionada a hábitos alimentares, a cura pode ser atingida a partir de uma dieta.

Prevenção: redução do consumo de alimentos industrializados, que possuem gordura hidrogenada, e comidas de origem animal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;