Setecidades Titulo Saúde
Rede de reabilitação sai neste ano

Obra de unidade para atender deficientes, custeada
pelo governo estadual, começa nesta segunda-feira

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
05/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Terão início em Diadema, na segunda-feira, as obras para instalação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro que, após implantada, prestará atendimento a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A unidade ficará localizada no segundo andar do Quarteirão da Saúde (Rua Antonio Piranga, 700), na região central da cidade, e as adequações do espaço serão executadas pela empresa Eplan Projetos e Construções Ltda, vencedora do processo licitatório. A partir do início da reforma, o prazo para conclusão dos trabalhos é seis meses. O investimento – todo feito pelo governo do Estado – é da ordem de R$ 4,4 milhões.

O anúncio de que o município de Diadema seria contemplado com o equipamento foi feito no dia 5 de agosto de 2013 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Naquela ocasião, a previsão era que a inauguração aconteceria no fim daquele ano, por já haver estrutura construída e a necessidade de apenas adequar o espaço aos modelos da Rede Lucy Montoro. No dia 16 de setembro do ano seguinte, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, visitou o Quarteirão da Saúde para conhecer as instalações.

Criada em 2008 pelo governo do Estado, a Rede Lucy Montoro oferece reabilitação às pessoas com deficiência física, que inclui o fornecimento de ajudas técnicas como órteses, próteses e cadeiras de rodas.

Em território diademense, o equipamento será dimensionado para atender 250 pacientes por dia, não só de Diadema, mas também de São Bernardo, São Caetano e Santo André. Indagada sobre qual a atual demanda da cidade, a Prefeitura não soube informar. Dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, em universo populacional de 386.089 habitantes naquele ano (a população estimada em 2015 aumentou para 412.428 pessoas), os habitantes com algum grau de deficiência motora eram 22.198 moradores.

Atualmente, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta com 16 unidades em funcionamento em todo o Estado e realiza mais de 100 mil atendimentos por mês. Estão em atividade as estruturas do Hospital de Clínicas, na Capital, além de unidades em Campinas, Fernandópolis, Jaú, Lapa, Marília, Mogi Mirim, Morumbi, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Umarizal e Vila Mariana.

Na mesma oportunidade em que Alckmin anunciou a unidade para Diadema, também confirmou o equipamento em Santo André, a ser instalado no Hospital Estadual Mário Covas. Porém, a questão não avançou até o momento.

ATENDIMENTO

Na Rede Lucy Montoro, o atendimento é realizado por equipe multiprofissional, entre médicos fisiatras, profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e educadores físicos.

Para ser atendido é necessário que o paciente receba do médico da rede pública de Saúde o encaminhamento para a reabilitação. Com isso, a pessoa dá entrada para consulta de triagem com a equipe multidisciplinar. Caso o paciente se encaixe no perfil de atendimento, será elaborado programa de reabilitação direcionado às suas necessidades específicas. O tratamento é iniciado após a definição do cronograma de atendimentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;