Internacional Titulo
Rebelados ameaçam tomar capital haitiana
Por Do Diário OnLine
Com Agências
26/02/2004 | 17:38
Compartilhar notícia


Os rebeldes haitianos anunciaram nesta quinta-feira que um ataque à capital do país se aproxima. O líder dos rebelados Guy Philippe ameaçou capturar o presidente Jean Bertrand Aristide, caso ele não abandone o palácio nacional.

A ameaça, divulgada em uma rádio local, levou os poucos partidários de Aristide a construírem barricadas ao redor de Porto Príncipe e a controlarem o tráfego próximo à zonas importantes, como os arredores do aeroporto internacional. O comércio da cidade não funcionou durante o dia todo por causa dos saques e escolas foram fechadas.

Frente à crise que o país enfrenta, a França, que liderava as negociações até o momento, resolveu pedir que Aristide renuncie. Ainda nesta semana os EUA rejeitaram o pedido de ajuda feito pelo presidente haitiano, alegando que o país precisa entrar em acordo com os rebelados. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) estuda o envio de uma missão de paz.

A insatisfação civil e paramilitar do Haiti com o governo de Aristide, ex-padre e eleito por voto popular, deve-se a suspensão de milhões de dólares em doações realizadas por outros países por motivos de fraudes nas eleições legislativas de 2000. Pelo menos 70 pessoas morreram desde o inicio do conflito, no dia 5 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;