Memória Titulo Memória
E as professoras pioneiras posam para nós...

Três consultoras desta página Memória fazem a abertura de hoje...

Por Ademir Medici
02/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Três consultoras desta página Memória fazem a abertura de hoje: Isa Coradi, Hilda Breda e Marlene Moratti. Isa nos enviou a foto, Hilda e Marlene escreveram sobre ela. Em pauta, os 90 anos do Grupo Escolar de São Bernardo, hoje denominado Escola Estadual Maria Iracema Munhoz.

A foto é da década de 1950, certamente. Seriam estas as primeiras professoras do novo prédio, construído naquela década. Que elegância das mestras!

A foto faz parte do legado do Foto Estúdio Amaro/Samaro, da Semana Antenor Coradi, que tantas coisas boas nos trouxe.

Sem conseguir identificar as professoras, enviamos a imagem para Marlene e Hilda.

Marlene respondeu: “Que linda foto! Estudei aí, hein! Nós fazíamos até o 3º ano na escola do Sr. Luís Casa (Linha Jurubatuba, bairro Assunção). Depois, completávamos o primário no Iracema. Velhos tempos, velhos dias.”

Hilda tentou identificar algumas professoras. E escreveu:

- Acho que reconheci três delas.

- Em pé, da esquerda para a direita, a sexta professora (a mais alta), dona Helena. Não sei o sobrenome.

- Sentadas, a partir da esquerda, a quarta é Druzilla de Carvalho Ruiz e a oitava não lembrei o nome, mas acho que é a viúva do professor e depois delegado de polícia José Arimathéa de Almeida.

- Enviei a foto para minha irmã Neide e ela também reconheceu a dona Helena e a sentada de óculos escuros mas não se lembra do nome. E acha que aquela que identifiquei como dona Druzilla, não é ela.

- Tentarei ainda com uma amiga.

E assim vai-se escrevendo mais uma história. Com a palavra a diretora atual, professora Goretti; professor Alexandre Terceiro, o diretor que sugeriu esta pauta; e a professora Maria José – muito empolgada com o projeto.

Vamos descobrir, nos arquivos da escola, a lista de antigos professores. Com os nomes, quem sabe a gente consiga identificar todas elas? E voltar com a boa nova aos leitores desta Memória de todos os dias. Boa semana a todos.

Diário há 30 anos

Sábado, 2 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5739

Manchete – Tancredo (Neves, presidente eleito) não fala da dívida no encontro com Reagan (presidente dos EUA)

Durante 30 minutos Tancredo entrevistou-se com Ronald Reagan na Casa Branca.

Política – Eleitos seis dos sete presidentes de Câmara na região: Santo André, Antenor Biolcatti (PMDB); São Bernardo, Ramiro Meves (PMDB); Diadema, Valdeci Matias de Souza (PTB); Mauá, Alexandre Ratti (PMDB); Ribeirão Pires, Aroldo Alves (PMDB); Rio Grande da Serra, Paulo João dos Reis (PMDB).

Impasse impediu a eleição do presidente da Câmara de São Caetano.

Santo André – Prefeitura apura irregularidades no loteamento Jardim Las Vegas, já com 600 adquirentes e que apresenta rachaduras no terreno.

Mauá – Governador Franco Montoro inaugura luminárias na favela do INPS, hoje Jardim Oratório.

Em 2 de fevereiro de...

1835 – Instalada a primeira sessão da primeira legislatura da Assembleia Provincial de São Paulo.

1915 – Morre, no Rio de Janeiro, João Cardoso de Meneses e Sousa, que em 8-5-1883, por decreto imperial, recebeu o título de Barão de Paranapiacaba. Nascido em Santos, em 25-4-1827, foi poeta, jornalista, advogado, tradutor, professor e político.

- A guerra. Da manchete do Estadão: “Combates de artilharia no norte da França.”

- Companhia Equestre chega a São Caetano para uma série de espetáculos.

1975 – Felício Orlando Magno assume a presidência da Sociedade Amigos do Parque Novo Oratório, com sede à Rua África.

Santos do dia

- A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século 15, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

No Grande ABC, a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Eldorado, Diadema, foi criada, em 1974, pelo bispo diocesano, dom Jorge Marcos de Oliveira.

- Catarina de Ricci

- Feliciano de Roma

- Joana de Lestonnac

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Itu. Fundado em 1657, quando se separa de Santana de Parnaíba.

Hoje

- Dia do Religioso

- Dia do Agente Fiscal

- A Igreja faz a Apresentação do Senhor
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;