Setecidades Titulo Concurso
Estudantes são preparados para o Desafio de Redação
Caroline Garcia
Especial para o Diário
05/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar de o consumo de álcool por jovens ser assunto considerado de fácil abordagem pelos estudantes, algumas escolas preferem preparar os alunos com aulas, palestras e discussões antes da aplicação das provas do 6º Desafio de Redação.

Na EE Profª Emilia Crem dos Santos, em Mauá, policial palestrou sobre drogas e bebidas. "Ficamos surpresos quando ele contou sobre um menino de 11 anos que entrou em coma alcoólico de tanto beber", disse Gustavo de Moura Albino, 16, aluno do 2º ano.

Para ele, o maior problema relacionado ao álcool é combinar bebida e direção. "Se passar uma noite sem acidentes de trânsito por causa disso, não será a Grande São Paulo. As pessoas pensam que estão num videogame e não vão sofrer as consequências."

No colégio Vinicius de Moraes, os estudantes também participaram de palestra com médico que explicou os efeitos no organismo. Foram distribuídos informativos e elaborados cartazes para alertar sobre o uso do álcool. "Eles já veem a bebida como algo normal, principalmente antes das festas, no que chamam de ‘esquenta'. Essa troca de opiniões entre eles acaba sendo muito importante", afirmou a diretora Keyla Maria da Cruz Matias.

Para Sara Freitas da Silva Cunha, 13, do 8º ano do colégio, há facilidade de obter informações sobre o tema. "Se acontecer alguma coisa, não adianta jogar a culpa em alguém ou falar que não sabia."

Além da preparação que antecedeu o concurso, outro incentivo para os alunos do Vinicius de Moraes foi a festa de premiação, da qual participaram no ano passado. A escola foi finalista em Mauá. Os estudantes lotaram dois ônibus, foram de abadá e perucas e criaram grito de guerra. "Eles produzem a redação contando com a festa", disse Keyla.

A cerimônia de encerramento, quando são conhecidos os ganhadores do concurso, está marcada para dia 21 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;