Setecidades Titulo São Bernardo
Munícipes relatam furtos a túmulos no cemitério da Pauliceia, em São Bernardo

Com medo, famílias estão retirando objetos de valor do local; Prefeitura diz que não é notificada

Por Heitor Agricio
Especial para o Diário
25/01/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Criminosos estão furtando placas, cruzes e até vasos de flores dos túmulos do Cemitério da Pauliceia, em São Bernardo. De acordo com relatos de leitores enviados ao Diário, muitas famílias estão tirando por conta própria os itens mais valiosos do local por recomendação de empresas que prestam serviço de manutenção dos jazigos com medo dos furtos.

José Xavier Mol Júnior, 70 anos, conta que retirou as cruzes e vasos de bronze do local justamente em razão da criminalidade. “Ali está uma situação de abandono, haviam roubado diversos túmulos ao redor dos nossos, os bandidos levam placas, vasos e até cruzes, tudo que possa ter algum valor eles estão levando”, relatou.

O aposentado conta que pediu a retirada dos objetos dos túmulos após a recomendação das empresas que prestam serviço no local, mas não está contente com a situação. “O mínimo que a gente pode fazer por um ente querido que nos deixou é uma flor e uma decoração no local de descanso, mas nem isso a gente está conseguindo por conta dessa situação”, lamenta José. “Há dois anos levaram seis placas de bronze dos túmulos da minha família e uma grade também de bronze que ficava no local”, acrescenta.

José lembra que, além da perda sentimental dos objetos, ainda existe o valor material das peças. “Ninguém restitui o prejuízo que a gente tem. Não tem nada preventivo, o pessoal espera acontecer para depois correr atrás de resolver.”

Por meio de nota, a Prefeitura de São Bernardo explicou que não tem sido notificada oficialmente dos furtos no cemitério. “Nos últimos meses houve registro de apenas um caso de furto, em junho do ano passado, nas dependências do Cemitério da Pauliceia. Na oportunidade, de forma ágil, guardas-civis municipais impediram a ação e prenderam em flagrante o autor do crime. O caso foi registrado no 5º Distrito Policial de São Bernardo. Importante destacar que todos os cemitérios municipais contam com vigilantes noturnos. Além disso, a Guarda Civil Municipal presta apoio, diuturnamente, por meio de rondas periódicas, com o objetivo de garantir a preservação e segurança desses próprios municipais”, explicou a administração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;