Setecidades Titulo Habitação
Reintegração remove famílias de área de risco na Anchieta

Maior parte dos moradores foi transferida para condomínio de apartamentos entregue pela Prefeitura de São Bernardo no dia 8

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
18/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Atendendo pedido da Ecovias, concessionária que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), a Justiça realizou na manhã de ontem a remoção de 71 famílias que viviam em faixa de domínio da concessionária, na extensão da Rua Joaquim Guimarães, altura do km 24 da Rodovia Anchieta, em São Bernardo. A maior parte dos moradores foi encaminhada para o conjunto residencial Jardim Nova Regina, do programa Minha Casa Minha Vida, entregue pela Prefeitura de São Bernardo no dia 8 de dezembro.

Ao menos 16 famílias, que ficaram fora do atendimento municipal, terão de procurar outro lugar para viver. Os moradores reclamam que foram excluídos injustamente do cadastro da Prefeitura. A auxiliar de limpeza Rita de Cássia Ricomi, 39 anos, e a dona de casa Lidiane Mendes de Souza, 37, foram cadastradas, mas não contempladas com as unidades habitacionais. A dona de casa Thainá Borges da Silva, 26, também não foi encaminhada para um apartamento, e se prepara para morar com outras dez pessoas na casa de uma irmã.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que 55 famílias foram contempladas com moradia no conjunto residencial e que as demais foram notificadas previamente pela Justiça para desocupar e colaboraram com a ação. Segundo a administração, todas as famílias tiveram acompanhamento social e a ação ocorreu de forma tranquila, com a presença das polícias Civil e Militar, além da GCM (Guarda Civil Municipal) e de oficiais de Justiça. 

Sobre as queixas dos moradores, a Prefeitura informou que Rita e Lidiane tiveram os cadastros reprovados pela Caixa, responsável pela parte financeira do atendimento. Ambas seguem na fila de espera por moradias. Sobre Thainá, a orientação é que a munícipe procure a Secretaria de Habitação, pois não foi localizado seu registro no cadastro municipal.

A Ecovias cedeu os caminhões para o transporte dos pertences dos moradores, mas não informou de quando é a decisão judicial que autorizou a desocupação. Em nota, a empresa lembrou que zelar e proteger a faixa de domínio das rodovias está entre as obrigações contratuais da empresa com o governo estadual.

As 55 famílias contempladas com apartamentos no conjunto residencial Jardim Nova Regina começaram a se mudar ontem. Ao todo, foram entregues 420 unidades, com 52 metros quadrados cada. São dois dormitórios, sala com sacada, cozinha, lavanderia e banheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;