Economia Titulo Fique de olho
Grande ABC possui 211 vagas abertas em diversos setores

São Caetano está com 55 postos disponíveis para
esta semana; Mais Emprego oferece 101 chances

Gabriel Russini
Especial para o Diário
17/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Quem está desempregado no momento e procura por uma oportunidade pode ir atrás de alguns centros públicos da região ou do Portal Mais Emprego, gerido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), para verificar as vagas disponíveis nesta semana. Ao todo, os CPETRs (Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda), os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) e o programa federal estão disponibilizando 211 chances. Na semana passada, o Grande ABC ofertava 535 postos. O Diário divulga o número de vagas todas as segundas-feiras.

De acordo com a Sert (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho), o Painel de Emprego de São Caetano, situado à Rua Major Carlo Del Prete, 651, bairro Barcelona, no Posto Atende Fácil, conta com 55 oportunidades. O destaque vai para as 40 vagas destinadas ao trabalho como almoxarife. Além disso, há chances para sushiman e cozinheiro geral.

O CPTR de Mauá (Centro Público de Trabalho e Renda), na Rua Manoel Pedro Júnior, Vila Bocaina, está com 21 cargos disponíveis. Do total, 12 são para profissionais que tenham o 2º grau completo.

Destes, dois postos são para prensista, dois para fiscal de loja, dois para vigia, dois para analista de recursos humanos, mecânico de automóvel, auxiliar de linha de produção e para caldeireiro. Todos em Mauá. Há ainda uma oportunidade para auxiliar administrativo, em Santo André. Já para quem concluiu o Ensino Fundamental há três postos para telhador (na Capital), dois para costureira de máquina reta e um para isolador térmico – estes últimos para trabalhar em Santo André. Há ainda vagas para lavador de veículos e para mecânico, todas em Mauá.

O CTR (Centro de Trabalho e Renda) de São Bernardo (Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro) tem 14 vagas disponíveis. Quatro delas são para trabalhar como repositor de supermercado, duas para operador de caixa e uma para auxiliar de linha de produção – essas voltadas para pessoas com deficiência. Até o fechamento desta edição, Rio Grande da Serra não havia respondido se possui vagas em aberto.

É importante ressaltar que as oportunidades de emprego em Santo André não estão mais sendo captadas pelo CPETR desde o início do ano. Neste momento, o espaço, localizado no prédio da Prefeitura, está prestando atendimento ao trabalhador apenas no que diz respeito a confecção da carteira de trabalho e solicitação do seguro desemprego. Já a unidade de Diadema não funciona desde abril do ano passado por problemas de repasse de verba pelo governo federal.

Na maioria das vezes, as empresas exigem que as pessoas tenham o 2º grau completo, possuam experiência de pelo menos seis meses na função em que deseja trabalhar e alguma qualificação para determinadas vagas, como, por exemplo, curso para técnico e auxiliar de enfermagem ou eletricista. Mas isso não é uma regra, tudo varia de acordo com o contratante.

MAIS EMPREGO
Para essa semana, o Portal Mais Emprego, programa do governo federal gerenciado pelo MTE, está com 101 vagas em aberto na região. A cidade onde consta maior número de vagas é Diadema, com 43. Em seguida, vem São Bernardo (19); Ribeirão Pires (18); São Caetano, com três, e Mauá, que garante apenas uma oportunidade. De acordo com o MTE, não há postos disponíveis em Rio Grande da Serra neste momento.

Vale lembrar que os centros públicos utilizam do mesmo sistema de compartilhamento de vagas do portal, fazendo com que algumas oportunidades sejam duplicadas, ou seja, uma vaga que consta no Portal Mais Emprego pode aparecer também nos centros municipais. Os interessados devem comparecer às unidades com carteira de trabalho, RG e CPF em mãos, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é se cadastrar pela internet por meio do site: www.maisemprego.mte.gov.br.

Empresas abrem vagas para trainee

O Sesi-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa Gestor Trainee até o dia 24. A entidade oferece dez vagas por prazo determinado de 12 meses, com início previsto para junho. Os candidatos aprovados poderão desenvolver as habilidades e competências necessárias para atuar em posições estratégicas da companhia.

Os interessados deverão ter concluído curso de graduação entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016, ter conhecimentos avançados da língua inglesa, disponibilidade de se deslocar e residir em diferentes cidades do Estado de São Paulo. A primeira etapa de inscrição será seguida de análise curricular, apresentação institucional, dinâmicas de grupo, testes on-line e banca com gestores. O programa tem como objetivo preparar o jovem para superar os desafios estratégicos, com base em Job Rotation (rotatividade de funções), mentoria e capacitações técnicas. O site para realizar a inscrição é o curriculo.sesisenaisp.org.br/trainee.

OUTROS POSTOS
A rede de lojas Marisa abre vagas para o programa de trainee corporativo 2017 para trabalhar na sede da companhia, na Capital. O programa é voltado para profissionais recém-formados (conclusão entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016) nos cursos de administração, engenharia, economia, marketing e relações internacionais. Além disso, os interessados devem ter perfil de negócios, liderança, habilidade analítica e foco em resultados.

Os aprovados passarão por diversas experiências, que vão desde a tradicional vivência em loja a um coach (treinamento) para suporte no desenvolvimento das competências. Para participar do programa, os candidatos devem se inscrever no portal www.veredarh.com.br/.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;