Cultura & Lazer Titulo
Artista plástico 'embrulha' a Oca com supertela
Everaldo Fioravante
Com AE
23/11/2002 | 16:14
Compartilhar notícia


O artista plástico José Roberto Aguilar também é músico, mas não estilista. A Oca do Parque do Ibirapuera é um prédio, portanto não precisa de roupa. Porém, quem passar a partir de domingo pelo parque paulistano (ou mesmo pela avenida 23 de Maio) verá o ‘traje’ que Aguilar criou para ‘vestir’ o belo edifício erguido nos anos 50, projeto de Oscar Niemeyer.

Com o auxílio de nove assistentes, Aguilar pintou uma gigantesca tela de plástico que mede 90m x 90m e ‘embrulha’ a Oca – a obra pode ser vista a partir de domingo. É o maior trabalho já criado pelo artista. E, talvez, até um recorde mundial.

Aguilar diz que desde o início dos anos 90 tinha em mente o projeto de pintar a maior tela do mundo. A idéia inicial era mais performática: pintar a tela durante um dia inteiro em um campo de futebol, “como um grande espetáculo”. Mas, para tirar a idéia do papel, o artista esbarrou em um dos entraves da produção cultural no país: a falta de patrocínio.

Agora, aproveitando as comemorações de 150 anos da multinacional suíça SIG, o projeto teve de ser adaptado para finalmente dar certo.

Aguilar escolheu “fazer uma pele para a Oca”. Segundo ele, o prédio tem a forma que mais representa o Brasil: “remete aos índios”. A SIG bancou a obra, que foi iniciada no último dia 14 e terminou na quarta-feira passada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;