Internacional Titulo
Autor dos atentados de Istambul pode estar ligado a Bin Laden
Por Da AFP
27/11/2003 | 13:37
Compartilhar notícia


O responsável pelos atentados contra o consulado e um banco britânico em Istambul pode ser uma pessoa ligada ao líder terrorista Osama bin Laden. As informações fora divulgadas pela imprensa turca nesta quinta-feira.

O jordaniano Abu Musab al Zarkawi aparentemente estaria vinculado à rede Al-Qaeda e dirigiria, a partir do sudoeste do país, o grupo turco Hizbulah (diferente do Hezbolah xiita libanês), assim como a organização Beyyat al Imam ("A união dos imãs"), criada recentemente sob patrocínio da Al-Qaeda, segundo o jornal Hurriyet.

De acordo com a publicação, os serviços de segurança turcos conhecem bem Zarkawi, cujo verdadeiro nome é Fadel Nazal Al Jalayleh, que teria treinado até 2001 com seus homens nos acampamentos da Al-Qaeda no Paquistão e no Afeganistão. Em 1996 foi preso pelas autoridades jordanianas por ter dirigido um grupo armado de ajuda aos palestinos, condenado a 15 anos de prisão e anistiado em 1999. Aparentemente, recebia proteção do grupo islamita curdo Ansar al Islam.

A Jordânia o acusou de ter organizado o assassinato do americano Laurence Foley, um integrante da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), morto a balas em 28 de outubro de 2002, em Amã.

Os americanos, que oferecem uma recompensa de US$ 5 milhões por sua cabeça, o consideram uma pessoa ligada a Bin Laden.

Segundo o jornal Aksam, a polícia turca conseguiu identificar o segundo camicase dos atentados de quinta-feira passada, o que fez explodir a bomba na sede do banco HSBC, mas se nega a revelar seu nome.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;