Quando um pneu run flat fura, o motorista não precisa parar imediatamente para substituí-lo pelo estepe. O item, que pesa de 2 a 4 kg a mais do que uma opção comum, permite que o carro rode até 80 quilômetros, a uma velocidade máxima de 80 km/h, mesmo com furos e rasgos. Tudo isso, sem danificar a integridade da roda.
Segundo a Delinte Pneus, empresa especializada no assunto, a maior conservação do pneu em casos de perfuração acontece porque as paredes laterais do run flat possuem flancos, ombros e talões mais reforçados do que um pneu comum. Isso faz com que o peso do carro fique apoiado nessa estrutura reforçada, para poupar o contato direto da roda com a banda de rodagem.
Por enquanto, os pneus run flat são limitados a automóveis premium, como BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche. Entretanto, como toda nova tecnologia, a expectativa é de que logo eles comecem a aparecer em modelos de categorias inferiores.
Atualmente, os run flat tendem a ser entre 20% e 40% mais caros que os pneus comuns. O valor mais alto é justificado pela qualidade, estabilidade e segurança em casos de emergência. Um obstáculo que faria um pneu normal estourar a 60 km/h , por exemplo, só afetaria um run flat a 100 km/h.
A durabilidade do produto é um pouco menor (varia entre 19% e 31% dos modelos convencionais) de acordo com a função do pneu, tipo de condução, terreno e condições do carro. Porém, a maioria dos automóveis de luxo possui um sistema de monitoramento da pressão dos pneus, que indica temperatura e nível de pressão de enchimento. Com isso, é possível analisar rapidamente se estão dentro dos parâmetros de uso ou se necessitam de revisão, o que evita o uso indevido prolongado e aumenta a vida útil do produto.
Vale destacar quem nem todos os automóveis podem utilizar esse tipo de pneu. Além do veículo estar equipado com um sensor de pressão, porque o motorista pode não perceber que o run flat está sem ar por conta de sua estrutura reforçada. Também é necessário ter suspensão e o aro das rodas adaptados a essa tecnologia.
Calibrar os pneus do carro é essencial para manter o veículo em bom estado e até economizar combustível. A quantidade ideal de pressão varia conforme o modelo e a marca. Normalmente, o valor é indicado no manual do proprietário e em um adesivo entre a porta do motorista e o banco. O Garagem 360 consultou o manual oficial dos carros mais populares do Brasil e criou uma galeria com a quantidade de pressão ideal para os pneus de cada um deles:
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